
Quinta-feira, 2 de Fevereiro, 2023
De acordo com os impactos dos concursos apresentados hoje, pela coordenadora de promoção do empreendedorismo da BIC, Andreia Pereira, durante um webinar, da primeira edição saíram 73 ideias de negócios e na segunda edição 134, num total de mais de 350 inscritos.
Andreia Pereira indicou que foram projectos nas mais diversas áreas, nomeadamente agro-negócio, moda, saúde, finanças, reciclagem e virados para as novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).
“Foram projectos inovadores e criativos”, disse, indicando que na base da selecção e no sucesso dos projectos não está o tipo, mas sim a viabilidade dos projectos e a motivação dos promotores.
De forma concreta, a coordenadora do BIC precisou que do levantamento feito da primeira edição, realizada em 2019, dos 31 participantes que tiveram o acompanhamento pós-concurso, houve a concretização de 25 empresas, que geraram 50 postos de trabalho e um volume de negócios de cerca de seis milhões de escudos.
“Como podem ver, a primeira edição já teve um impacto imenso no ecossistema do empreendedor”, disse, explicando que o acompanhamento é feito mediante interesse manifestado pelo promotor.
A responsável realçou que 51 % dos projectos acompanhados tiveram enquadramento no programa de financiamento disponibilizado pelo Governo, através da Pró-empresa e do Fundo de Promoção do Emprego e Formação.
O evento contou com testemunhos de dois empreendedores, com empresas já organizadas.
Alexsandro Baptista, da empresa Power Solutions – sistema de pagamentos e transportes, declarou-se muito satisfeito com o apoio recebido durante o concurso.
Contudo, queixou-se das dificuldades no acesso ao financiamento bancário para alargar o seu negócio.
Startup Challenge foi a primeira competição nacional de empreendedores, baseada na metodologia GERME, com capacitações em GIN e PIN, criada com o objectivo de desenvolver oportunidades de empreendedorismo e empregabilidade juntos aos jovens cabo-verdianos.
De acordo o BIC, foi oportunidade para os jovens com idade compreendida entre 18 a 35 anos melhorarem os seus conhecimentos sobre como criar e gerir da melhor forma uma empresa através de acompanhamento e competição.
Inforpress/fim
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv