Fogo: Projeto Destino Fogo pretende criar Comité de Turismo Juvenil para dar voz aos jovens

O projecto Destino Fogo – Desenvolvimento Ecológico e Sustentável do Turismo e Inovação da Oferta no Fogo pretende criar um Comité de Turismo Juvenil para dar voz aos jovens em matéria do turismo.

Para criar o Comité de Turismo Juvenil, o projecto, que é implementado pela Organização Não-governamental Italiana (ONG) Cospe, vai reunir um grupo de jovens dos diferentes sectores ligados ao turismo visando a criação desse comitê.

O coordenador local do projecto, Gerson Pires, disse que o encontro com jovens de diferentes áreas profissionais está agendado para a próxima sexta-feira, 19, na cidade de São Filipe.

Sublinhou que o comité constitui uma ferramenta não só de participação activa dos jovens na avaliação de projectos relacionados com o desenvolvimento do turismo, mas também uma voz que deve ser consultada para entender o que esta camada populacional deseja,

O projecto, ao trabalhar o turismo sustentável constatou que o turismo no tempo de hoje deve ter em conta o que os jovens pensam e devem ser envolvidos para que tenham uma voz quando se pensa na planificação e definição de estratégias, projectos e programas voltados para o turismo, referiu o coordenador.

“Queremos promover a criação de um comité de turismo juvenil composto por jovens com alguma experiência nas áreas ambiental, turismo, música, artesanato e os que estão nos vários sectores, porque para promover um determinado tipo de turismo deve-se auscultar os jovens com antecedência”, disse Gerson Pires.

Para o mesmo a prioridade é ter uma ferramenta importante para garantir que os jovens possam ser incluídos quando se pensa no turismo da ilha, advogou o coordenador local do projecto Destino Fogo, lembrando que o comité integra os jovens dos três municípios e das várias áreas profissionais.

“Fizemos um mapeamento de jovens juntamente com parceiros do projecto e identificamos os jovens que vão participar da primeira reunião que é mais uma sessão informativa e onde os jovens podem manifestar seus interesses em fazer parte deste comité”, disse Gerson Pires.

O projecto Destino Fogo – Desenvolvimento Ecológico e Sustentável do Turismo e Inovação da Oferta no Fogo, financiado pela União Europeia, é implementado pela ONG Cospe em parceria com a Associação Projecto Vitó, Associação Cabo-verdiana de Luta Contra Violência Baseado no Género (ACLCVBG), Laço Branco, Associação FG Turismo, Associação Italiana Turismo Responsável (AITR) e as três câmaras da ilha.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest