Forças Armadas: António Duarte Monteiro promovido a contra-almirante empossado como novo chefe de Estado-Maior

O novo Chefe de Estado-Maior das Forças Armadas foi investido ontem, dia 27, no novo cargo que ocupa, pela ministra de Estado e da Defesa Nacional, Janine Lélis, que executou a imposição de patente de Contra-Almirante a António Duarte Monteiro.

Capitão–de-Navio, António Monteiro foi recentemente escolhido pelo Presidente da República, José Maria Neves, para exercer o cargo de Chefe de Estado-Maior das Forças Armadas, no seguimento da proposta do Governo.

De acordo com a publicação do Ministério Defesa, Janine Lélis “augurou muitos sucessos ao novo Chefe de Estado do Estado-Maior, no sentido de trazer mais ganhos para as Forças Armadas”.

Ao falar das principais atribuições do Chefe de Estado Maior das Forças Armadas, a ministra de Estado e da Defesa Nacional ressalvou também os compromissos do Governo para o domínio da defesa nacional.

Enalteceu os avanços registados em relação à revisão do Sistema de Justiça Militar, a conclusão do projecto de adequação do Programa Soldado Cidadão e os trabalhos em curso para a elaboração da Lei da Programação Militar.

“Também destacou a revisão do Conceito Estratégico da Defesa Nacional, do Serviço Militar Obrigatório, da regulamentação do serviço de saúde militar e da implementação do Serviço de Informação Militar e o reforço da Base de Instrução Militar dos Recrutas”, sublinha a comunicação.

Na cerimónia, ainda de acordo com a fonte, destacou o empenho e dedicação à causa das Forças Armadas do Chefe de Estado-Maior das Forças Armadas cessante, major-general Anildo Morais, que se traduziram em ganhos a nível da melhoria as condições de vida dos militares nos quartéis e no reforço da sua integração com a sociedade.

António Duarte Monteiro passa, assim, a ser o primeiro contra-almirante das Forças Armadas de Cabo Verde, pelo que “a classe de generalato esta completa, tanto para marinha, como para o exército”.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest