Jair Bolsonaro deveria entregar faixa presidencial a Lula da Silva – vice-presidente

Jair Bolsonaro deveria entregar faixa presidencial a Lula da Silva – vice-presidente

O vice-presidente do Brasil, general Hamilton Mourão, defendeu ontem, dia 23, em Lisboa que Jair Bolsonaro deveria entregar a faixa presidencial, símbolo da transmissão de poder, ao Presidente eleito, Lula da Silva.

“Na minha visão, o Presidente deveria passar a faixa porque é uma questão de Presidente para Presidente. Independente do processo, independente de gostar ou não da pessoa. É uma questão institucional”, disse Hamilton Mourão.

O vice-presidente do Brasil, que está desde segunda-feira a realizar uma visita oficial de quatro dias a Portugal, falava à comunicação social no final de uma visita à sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

“Eu não sou o Presidente. Se por acaso o Presidente renunciasse ao cargo e eu me tornasse Presidente, eu teria essa responsabilidade [entregar a faixa presidencial ao Presidente eleito]. Mas eu não tenho essa responsabilidade. Então, eu não posso, se por acaso o Presidente Bolsonaro não for, vestir aquela faixa, retirá-la e entregá-la ao Presidente Lula que é o eleito”, afirmou.

“Eu teria que dobrá-la e entregar bonitinho, dobradinho. Então para isso qualquer pessoa que for escalada pode fazer. Porque é um momento de júbilo da chapa [candidatura] que foi eleita”, acrescentou.

Luiz Inácio Lula da Silva ganhou a segunda volta das eleições presidenciais realizadas em 30 de outubro por uma margem estreita, recebendo 50,9% dos votos, contra 49,1% para Jair Bolsonaro, que procurava um novo mandato de quatro anos.

Questionado sobre de quem partiu a iniciativa da sua visita a Portugal, se do seu gabinete ou de Jair Bolsonaro, Hamilton Mourão respondeu que “já estava consertada com o Presidente Bolsonaro”.

“Nós já deveríamos ter vindo antes, mas por problemas de agenda – tivemos aí o calendário eleitoral – e, como candidato, eu tive que me dedicar à minha eleição”, frisou, recordando que foi eleito para o Senado brasileiro.

E sobre a sua relação com Jair Bolsonaro, Hamilton Mourão disse que é uma relação “de dois companheiros que se conhecem há mais de 40 anos”.

Lusa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

Follow Us