Lucros dos bancos cresceram 58% ao ano entre 2015 e 2023

Lucros dos bancos cresceram 58% ao ano entre 2015 e 2023

Os lucros combinados dos sete bancos em operação em Cabo Verde registaram um crescimento médio anual de 58% em oito anos, entre 2015 e 2023, anunciou a empresa PD Consult, numa compilação de dados do setor.

“Os lucros combinados cresceram de 953,1 milhões de escudos (8,6 milhões de euros) em 2015 para 5,2 mil milhões de escudos (47,1 milhões de euros) em 2023, refletindo um crescimento médio anual de 58%, significativamente superior ao crescimento médio do Produto Interno Bruto (PIB) no mesmo período, que foi de 3,8%”, referiu a empresa de consultoria.

Em 2015, o valor correspondia a 0,6% do PIB, subindo para 2% em 2023, acrescentou.

Os dados fazem parte da publicação “Cabo Verde: A Banca em Revista – 2024”, alusivo ao 17.º aniversário da empresa e que será lançada na quarta-feira, no Mindelo, ilha de São Vicente.

“O setor enfrenta uma reconfiguração estrutural, com a anunciada venda de um dos maiores bancos do sistema a um banco estrangeiro, o que representa um marco relevante para a dinâmica do mercado financeiro cabo-verdiano”, referiu Paulino Dias, economista e presidente da PD Consult, ao justificar a atenção à banca.

Dias fazia alusão à venda do Banco Comercial do Atlântico (BCA), do grupo Caixa Geral de Depósitos (CGD, Portugal) à Coris Holdings, do Burkina Faso, que aguarda parecer no banco central, previsivelmente, até final do ano.

Noutros dados compilados, o ‘stock’ de crédito concedido pelos bancos em Cabo Verde aumentou 53% no mesmo período (2015-2023), para 147,8 mil milhões de escudos (1,3 mil milhões de euros), o equivalente a 56,1% do PIB.

Do lado dos depósitos de clientes, o total ascendia em 2023 a 266 mil milhões de escudos (2,4 mil milhões de euros), “um crescimento de 59% em comparação com 2015”, sendo que os depósitos a prazo e de poupança cresceram 42% para 134,4 mil milhões de escudos (1,2 mil milhões de euros).

O rácio de transformação manteve-se praticamente inalterado: em 2015, por cada 100 escudos, eram emprestados 57,6, enquanto em 2023 esse valor foi de 55,6.

Segundo a compilação da PD Consult, o maior banco em operação em Cabo Verde, em volume total de negócios (somando ‘stocks’ de crédito e depósitos) é a Caixa Económica de Cabo Verde, seguida do Banco Comercial do Atlântico (BCA).

A publicação junta dados dos sete bancos comerciais em operação no arquipélago: Banco Angolano de Investimento (BAI), Banco Cabo-Verdiano de Negócios (BCN), Banco Comercial do Atlântico (BCA, grupo CGD), Banco Interatlântico (BI, grupo CGD), Caixa Económica de Cabo Verde (CECV), Ecobank e International Investment Bank (IIB).

Juntos empregam 1.409 colaboradores, operam 126 balcões de atendimento, 218 caixas automáticas (ATM) e 11.948 terminais de pagamento com cartão (POS).

Lusa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest