Moçambique: Governo recua no aumento do preço da internet

O Governo moçambicano suspendeu a resolução que determinava o aumento do preço das telecomunicações, após fortes contestações de diversos setores.

Num comunicado divulgado esta terça-feira (04.06), o Instituto Nacional de Comunicações de Moçambique (INCM) informou que suspendeu a resolução que fixava os limites mínimos das tarifas de telecomunicações.

O decisão do aumento do preço da internet, a 19 de fevereiro, causou um forte descontentamento no país, principalmente no seio da juventude, que saiu à rua para protestar em diversas cidades do país. A sociedade civil mobilizou-se e solicitou ao órgão regulador que voltasse atrás. Uma petição chegou a ser iniciada nesse sentido e até artistas, nas suas páginas nas redes sociais, através da sua arte, exigiram um recuo do Governo.

O que se pagava por um mega, com o aumento outrora decidido pelo Governo, era o mesmo que se pagava por um kilo de açucar. A sociedade civil acredita que o aumento do preço da internet visava limitar as comunicações neste ano de eleições gerais no país.

Suspensão até quando?

O Instituto para a Comunicação Social da África Austral (MISA-Moçambique), que solicitou a revogação da resolução a 15 de maio, disse em comunicado que “as novas taxas dos serviços de telecomunicações, em Moçambique, colocavam em causa direitos fundamentais como a Liberdade de Expressão e o Direito à Informação, limitando, sobremaneira, a participação pública dos cidadãos nos processos de tomada de decisão sobre a gestão do país”.

A indignação foi tal que os descontentes ameaçavam levar o caso à justiça.

O Governo ainda fez um finca pé, mas cedeu às pressões. O orgão regulador afirma estar a seguir uma recomendação do Conselho de Ministros (CM), que assim o entendeu a 28 de maio.

No comunicado, o INCM informa ainda que “decorrem estudos adicionais, em coordenação com as operadoras de telefonia, no sentido de dar seguimento às recomendações do CM”.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest