Liderança Atlântica no centro do debate da Leadership Summit Cabo Verde que regressa à cidade da Praia em maio

O evento acontece dentro de um mês e pretende discutir a liderança atlântica, com foco na sustentabilidade energética, turística e digital.

A apresentação da segunda edição da Leadership Summit Cabo Verde aconteceu hoje, 02 de abril, na cidade da Praia. A cimeira vai decorrer de 7 a 10 de maio na capital e conta com a presença de oradores nacionais e internacionais.

Conforme avançado pela organização, dentro do tema escolhido para este ano, a Liderança Atlântica, serão abordados cinco eixos de trabalho, nomeadamente, a sustentabilidade energética de Cabo Verde, a sustentabilidade digital no país, bem como a sustentabilidade ambiental, o turismo sustentável, a educação e a formação de liderança.

“Trata-se de uma cimeira de produção de conhecimento e não de soluções de problemas. O que se quer é deixar um bichinho nas cabeças para se poder encontrar as soluções futuras”, avançou a organização na apresentação da cimeira.

De 7 a 10 de maio, estão previstas várias atividades, destacando-se um debate sobre os pontos principais do tema deste ano, que acontece no dia 9 de maio na Assembleia Nacional.

“A liderança atlântica é aquilo que queremos trazer este ano para colocar na ordem do dia e tentar que as lideranças de Cabo Verde ganhem esta perspetiva de que podem realmente desempenhar uma função relevante enquanto líderes do atlântico, beneficiando do seu posicionamento geoestratégico”, frisou Felipe Vaz, CEO da Tema Central, empresa portuguesa no ramo da comunicação e promotora do evento.

Entre os oradores internacionais que irão abordar os diferentes tópicos desta cimeira, destaca-se o professor e escritor britânico, Brian Klass, para falar sobre a corrupção. 

No encontro desta manhã estiveram reunidas diferentes personalidades cabo-verdianas que fazem parte do Conselho estratégico da organização do Leadership Summit Cabo Verde, entre os quais: o secretário de Estado para a Economia Digital, Pedro Lopes, o presidente da Bolsa de Valores de Cabo Verde, Miguel Monteiro, e o presidente da Câmara Municipal de São Miguel, Herménio Fernandes.

A Leadership Summit Cabo Verde é uma conferência anual que já vai na sua segunda edição que integra o projeto Líder e replica internacionalmente o evento Leadership Summit Portugal.

Em março de 2023, a capital do país acolheu a primeira edição da cimeira, o que fez de Cabo Verde o primeiro PALOP a receber a Leadership Summit.

Nélida Vaz

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest