Mentores do aplicativo cabo-verdiano NhaTaxi ambicionam atingir mercado nacional e dos PALOP

O aplicativo NhaTaxi que foi lançado em 2020 encontra-se para já disponível apenas para táxis na cidade da Praia.

Segundo Dáfine Medina, que faz parte da equipa Nha Taxi, a ideia de lançar a aplicação de solicitação de serviço de táxi surgiu em 2019. A iniciativa partiu de dois dos fundadores da app, Igor Fonseca e Erickson Monteiro, que se encontravam em Portugal, e ao conversar sobre tecnologia, viram que existia uma necessidade de empreender na área da tecnologia em Cabo Verde. Surgia assim o Nha Taxi que foi implementado em 2020 e mais tarde a start-up Smart Solutions, proprietária da app.

A mesma fonte explica que a app tem “uma série de funcionalidades associadas em prol da melhoria das condições de segurança e da modernização completa e gradativa do setor”. Dáfine Medina explica ainda que a start-up trabalha com a Associação de Proprietários de Táxi e Taxistas da Praia, “no desenvolvimento contínuo de mais soluções para atingir estes objetivos”.

Segundo a representante da app, atualmente cerca de 20 taxistas trabalham com o Nha Taxi, na cidade da Praia, e contam com mais de mil downloads do aplicativo no Google Play Store.

Dáfine Medina explica que o aplicativo surge com “o intuito de proporcionar aos cabo-verdianos maior segurança” nas deslocações, já que “os clientes estão na posse de todas a informações concernentes à viagem e disponibiliza ainda um sistema de aplicação “paga-logo” que funciona através de um QR code.

Outra medida de segurança é o botão SOS que, adianta a entrevistada, “é uma medida implementada tanto para proteger o cliente como o taxista”. “Caso o cliente se sinta em perigo pode pressionar o botão SOS disponibilizado no aplicativo. O botão de perigo do taxista encontra-se disponível dentro do táxi”.

“Com a chegada da pandemia o aplicativo teve uma diminuição na procura, entretanto estamos a retomar aos poucos, tendo bastante adesão do público”, frisa Dáfine Medina e acrescenta que os fundadores da app ambicionam levar o Nha Taxi para as outras ilhas e, consequentemente, para os PALOP.

A integrante da equipa Nha Taxi revela que o aplicativo está nomeado para os Innovation Awards que é um “evento que distingue as mais brilhantes ideias, projetos e organizações dos PALOP, que com recurso a tecnologias, contribuem para o desenvolvimento empresarial, económico e social, e para sofisticação e modernização do mercado dos países em que atuam. O Nha Taxi é o único projeto cabo-verdiano que está nomeado na categoria App, que é uma distinção “atribuída à melhor App existente na região PALOP, avaliando a qualidade ao nível de UX, tracção, notoriedade e segurança dos dados”.

A cerimónia de premiação onde serão anunciados os vencedores das seis categorias dos Innovation Awards acontece no dia 29 de julho, sexta-feira.

Cátia Gonçalves/ Estagiária

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest