
Terça-feira, 26 de Setembro, 2023
O ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, manifestou hoje, no parlamento, a determinação do Governo em enfrentar o desafio da segurança e da criminalidade, concentrando os seus esforços na implementação de várias medidas para o efeito.
Paulo Rocha, que falava esta tarde durante uma interpelação do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV – oposição) afirmou que o Governo está ciente, sobretudo empenhado em continuar a trabalhar para reforçar a segurança.
“Permanecemos focados na necessidade de continuar a apostar no reforço das medidas de prevenção, de patrulhamento, de reacção policial, no aprimoramento da capacidade de fiscalização e de actuação sobre os focos e fontes de intranquilidade e de insegurança pública”, realçou.
Ainda nas suas declarações, Paulo Rocha apontou várias medidas de políticas de segurança política, medidas públicas de segurança e investimentos, defendendo, por outro lado, ser igualmente necessário apostar na prevenção social, actuando ao nível das causas, das circunstâncias e dos factores de risco de vulnerabilidades.
O ministro da Administração Interna reconheceu ainda que o nível de vulnerabilidade social das famílias aumentou após as sucessivas crises, defendendo que isso tem impactos na dinâmica criminal.
Prosseguindo, apontou acções como o reforço de medidas de prevenção criminal, a intensificação do combate à posse ilegal de armas e munições, realização de operações especiais de prevenção criminal, assim como o reforço da fiscalização e aprovação no parlamento da nova lei das armas.
O Governante falou apontou ainda a perspectiva de criação das polícias municipais e pediu reforço da fiscalização e regulamento dos estabelecimentos comerciais por parte dos municípios.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv