
Segunda-feira, 4 de Dezembro, 2023
O Presidente da República, José Maria Neves, reiterou hoje a necessidade de haver uma articulação envolvendo os parlamentares e os partidos da oposição e apontou “alguma retracção e timidez” do Governo na afirmação desta cooperação.
Em balanço dos dois anos de mandato, o chefe de Estado, durante um momento de diálogo aberto à sociedade civil e aos órgãos da comunicação social, no Palácio Presidencial, Cidade da Praia, realçou que a constituição obriga a que o Presidente da República seja “regular e completamente informado” sobre o plano interno e externo do País.
Entretanto, afirmou que tem constatado alguma timidez do Governo na articulação e consolidação desta cooperação entre os dois órgãos de soberania, sublinhando que os encontros semanais servem para efectivar esta troca de informações.
Neste contexto internacional “difícil e complexo”, José Maria Neves reiterou ser fundamental uma articulação forte entre o parlamento e os partidos da oposição, sobretudo, acrescentou, entre o Governo e a casa presidencial, tendo em conta as competências desses dois órgãos.
Conforme indicou, as guerras geoestratégicas, migrações, conflitos armados, instabilidade e ruptura constitucional no continente Africano e a problemática das mudanças climáticas intensificam, no domínio dos debates e relações externas, a necessidade de uma forte articulação evitando assim ruídos internacionais.
“Cabe ao Presidente da República nomear os embaixadores, os embaixadores representam o Estado de Cabo Verde, e neste sentido são em primeiro lugar representantes do Presidente da República e também do Governo, que é quem define e conduz a política externa” exemplificou, assegurando, contudo, que esforços têm sido feito para a consolidação desta parceria.
O chefe de Estado adiantou ainda que Cabo Verde respeita a soberania entre os Estados, a integridade territorial, as soluções negociadas dos conflitos no plano internacional, as Cartas das Nações Unidas, na mesma linha que tem participado activamente nos encontros da União Africana, Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e na defesa das relações de cooperação.
“O Presidente da República é o mais alto representante, interno e externo, da República, por esse facto, e pelo facto de ser o garante da unidade da nação do Estado, da integridade territorial do País e Comandante Supremo das Forças Armadas deve haver, essencialmente no domínio das relações externas, uma forte articulação com o Governo evitando que haja ruídos na arena internacional” explanou.
No âmbito das actividades, José Maria Neves será agraciado, ao final desta tarde, pelas 18:00, com um Concerto Intimista, protagonizado pelos artistas Tibau e Tó Tavares.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv