Praia: jovem síria e cidadão espanhol mantêm protesto em frente à Embaixada da Espanha

Após 10 dias, os dois cidadãos continuam acampados em frente à representação espanhola na cidade da Praia. A jovem síria retomou a greve de fome que pretende manter até que a situação se resolva.

No passado dia 12 de dezembro B. e o amigo, que é cidadão espanhol, J. (ambos pedem para não divulgar as suas identidades) começaram uma greve de fome com o propósito de conseguir o visto humanitário para a jovem síria que se encontra em Cabo Verde desde o dia 4 de fevereiro deste ano.

Em entrevista ao Balai, a jovem síria afirma que parou a greve mas retomou depois de quatro dias visto que a sua situação continua na mesma e não recebeu nenhuma resposta da embaixada da Espanha sobre o pedido de visto humanitário.

“Na semana passada uma amiga minha de Cabo Verde foi falar com a embaixadora e nos pediram para parar a greve, já que em 48 horas tudo estaria resolvido, mas não aconteceu,” lamenta.

Indignada com esta situação, a jovem afirma que pretende continuar a fazer greve de fome até que a situação se resolva.

“Sempre dão-me a mesma desculpa para que eu possa ir para casa, mas dessa vez não vou até que tudo se estabilize.”

Já o amigo J., que parou a greve de fome, falou em entrevista ao Balai que está bastante preocupado com a situação da jovem síria.

“Estou bastante preocupado porque ela nem sequer bebe um copo de água e isto é bastante prejudicial à saúde.”

Para concluir, J. apela às autoridades cabo-verdianas para agilizarem o processo da ida da jovem síria para Espanha porque a situação psicológica da mesma está a agravar cada dia.

Leinira Furtado/ Estagiária

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest