Preços da oferta turística aumentaram 5,9% em termos homólogos no último trimestre de 2025 

Segundo o INE, em todas as ilhas registou-se o aumento dos preços com maior incidência na Boa Vista.

A classe dos hotéis, cafés e restaurantes do país registou uma variação homóloga de 5,9%, registada pelo Índice de Preços Turísticos (IPT), no quarto trimestre de 2025. Esta taxa corresponde a uma redução de 1,0 pontos percentuais (p.p) em relação ao trimestre anterior. Essa informação é avançada nesta quarta-feira, 21, de janeiro pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com a mesma fonte, o aumento dos preços foi registado em todas as ilhas, com maior incidência na Boa Vista, São Vicente, Sal, Santo Antão e Santiago, 7,3%, 5,8%, 4,6%, 1,4% e 0,8%.

No que tange ao aluguer de viaturas registou-se um acréscimo de 0,4%, enquanto que os serviços de entretenimento e cultura não registaram nenhuma alteração.

Já os restaurantes registaram um aumento de 0,4% em relação ao quarto trimestre de 2024, e nas atividades de café, bares e similares, o aumento registado foi 0,1%. Nos serviços de alojamento, destacou-se o aumento nos hotéis, residenciais, pousadas e pensões , 8,6%, 1,9%, 1,2% e 0,2%, em contraste com a diminuição nos aldeamentos turísticos de -0,4% e a estabilidade dos hotéis apartamentos.

No que tange à variação trimestral foi observada no quarto trimestre de 2025 um valor de 2,2%, superior em 0,9 p.p ao valor registado no trimestre anterior no valor 1,3%. No quarto trimestre de 2024, a variação em cadeia situou-se 3,2 %.

“A evolução observada reflete, essencialmente, efeitos sazonais de natureza mensal, com maior incidência na componente de Alojamento”. No período em análise, os aumentos de preços verificaram-se apenas nos serviços de alojamento, com destaque para os Hotéis (3,3%), as Pousadas (0,6%) e os Aldeamentos Turísticos (0,1%)”, informa.

Os serviços turísticos, designadamente a Restauração e o Aluguer de Viaturas, não registaram variações face ao trimestre anterior.

De acordo com a INE, no que diz respeito à variação anual, o ano de 2025, os preços dos serviços turísticos registaram uma taxa de variação média anual de 0,6%, refletindo um aumento médio de preços em relação a 2024.

Em termos regionais os dados observados apontam para um aumento significativo, na Boa Vista com o valor de 0,9% e a ilha do Sal com 0,4%.

Em quase todas as ilhas do país, os dados apresentaram variações trimestrais positivas: Boa Vista com 3,2%, São Vicente com 1,4% e Sal com 1,3% que determinaram de forma significativa para a evolução do IPT nacional.

Já a ilha de Santo Antão e Santiago registrou uma variação nula, não influenciando o comportamento global do índice, conclui a mesma fonte.

Keila Rodrigues/Jornalista Estagiária

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest