Santo Antão tem a segunda maior taxa da diabetes do País – estudo

Santo Antão tem a segunda maior taxa do País quanto à incidência de diabetes mellitus (06,1%), ficando atrás apenas do Maio com 07,1%, conforme dados avançados pela Região Sanitária da ilha, citando um estudo sobre esta doença.

“Santo Antão, num estudo feito a pessoas entre os 18 e 69 anos, no que tange à doença diabetes mellitus, apresenta uma taxa de 06,1%, sendo a segunda maior percentagem no País, ficando atrás da ilha do Maio, com 07,1%”, explica a Região Sanitária de Santo Antão, a propósito de um encontro promovido esta semana para adopção de directrizes sobre actividade física e prevenção do sedentarismo em Cabo Verde.

 

O encontro foi uma iniciativa do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) e da Direcção Nacional da Saúde, em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

A nível da hipertensão arterial, a ilha de Santo Antão ocupa, também, a segunda posição no ranking das ilhas mais afectadas por esta doença, com 34,1%, ficando atrás de São Nicolau, com 42,2%.

 

“Isso quer dizer que devemos mudar os nossos costumes, praticando hábitos saudáveis para reverter essas percentagens”, referiu a Região Sanitária de Santo Antão, indicando ainda que “demasiado comportamento sedentário pode ser prejudicial à saúde, pode aumentar o risco de doença cardíacas, cancro e diabetes”.

 

“Limitar o tempo em comportamento sedentário e ser fisicamente activo é bom para a saúde”, alertou ainda a Região Sanitária de Santo Antão.

 

Inforpress/Fim

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Pode gostar também

Deixe um comentário

Follow Us