São Nicolau: Escola de natação promove formações sobre sobrevivência e salvamento aquático para pescadores

A Escola de Natação e Salvamento Aquático “Nhô Fula” tem em curso uma formação em “ações de reciclagem e treinamento, prevenção e sobrevivência e salvamento aquático”, destinada aos pescadores da ilha de São Nicolau.

A ação enquadra-se nas comemorações dos 25 anos da escola que tem tentado promover a importância da natação e do salvamento aquático, ainda mais num país arquipelágico como Cabo Verde.

Conforme informações avançadas à Inforpress pelo presidente da instituição e formador, Silas Leite, o projeto abrange as comunidades piscatórias, que são as comunidades de maior risco, e que fazem toda a sua vida no meio aquático.

“Todos os anos ouvimos notícias de pescadores a morrer nos nossos mares, tem muito a ver com isto, por causa dos capotamentos, tem a ver também com esta falta de cultura e educação para a segurança aquática, tem a ver com o deficiente desenvolvimento de técnicas de natação, de sobrevivência, e por isso, achamos que faz todo o sentido começar pelas comunidades pescadoras”, destacou.

A formação prevê beneficiar cerca de 30 pescadores das localidades de Estância de Brás e Preguiça, no município da Ribeira Brava e também pescadores da cidade do Tarrafal.

Durante a formação serão ministradas técnicas como a flutuação dorsal, ou de costas, a paneia, o nado subaquático, entre outras técnicas.

“Ou seja, tu mesmo és a tua própria boia, és o teu próprio flutuador, desde que desenvolvem as técnicas. É isso que a gente está a fazer neste momento (…)A sobrevivência tem mais a ver com as águas profundas, quando se faz um naufrágio de um navio, ou o capotamento de um bote, temos que estar preparados para nós próprios, na ausência de um colete de salva vidas, ou mesmo com o colete”, destacou.

As formações tiveram o seu início na ilha de Santo Antão, seguindo São Vicente e agora deverão percorrer ilhas como São Nicolau, Boa Vista e Sal, e depois os outros concelhos de Cabo Verde.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest