Investigador Adilson Pina é o novo Secretário Executivo do Comité de Coordenação do Combate ao VIH/Sida

O especialista substitui a recém-reformada Maria Celina Ferreira que desempenhou a função até 2025.

O investigador cabo-verdiano Adilson de Pina é o novo Secretário Executivo do Comité de Coordenação do Combate ao VIH/Sida (CCS-SIDA). O especialista é a sétima personalidade a assumir este cargo e substitui a recém-reformada Maria Celina Ferreira.

Segundo comunicado do Ministério da Saúde , Adilson de Pina venceu o concurso público lançado pela tutela em novembro do ano passado para a chefia do CCS-SIDA.

O investigador vinha exercendo funções no CCS-SIDA como Responsável Programa Paludismo, e responsável de Monitoria e Avaliação, desde 2012, e, segundo a mesma fonte, “teve um papel relevante no processo de certificação de Cabo Verde como país livre do paludismo”.

Especialista em Saúde Pública, além de investigador, Pina é professor universitário, Adilson e colaborador do Ministério da Saúde.

O novo responsável pelo comité é “doutor em Saúde Pública pela Universidade Cheikh Anta Diop de Dakar, em Senegal, tendo feito Mestrado em Saúde Pública pela Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, além de um Mestrado Internacional em Entomologia Médica e Veterinária pela Universidade Montpellier II, França, e Mestrado em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.”

É também detentor de cursos de liderança, como do International Program in Public Health Leadership da Universidade de Washington nos EUA e da Bolsa Kofi Annan de Liderança em Saúde Global da África.

O investigador é autor e coautor de vários estudos e artigos publicados em revistas internacionais, em específico na área da malária, tendo publicações sobre VIH SIDA e a COVID-19.

Atualmente colabora como investigador no Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), onde integra várias equipas e consórcios de investigação nacional e internacional, como PAMCA, ASTMH, Freedom From Infection e Target Malaria.

Nádia Pires/Jornalista Estagiária

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest