
Domingo, 24 de Setembro, 2023
O ministro do Mar, Abraão Vicente, abre, na sexta-feira, a nona edição da Escola de Verão do Surface Ocean – Lower Atmosphere Study (SOLAS), um projeto de pesquisa global e multidisciplinar instituído para a coordenação científica internacional e capacitação.
De acordo com uma nota do Ministério do Mar, esta edição da SOLAS Summer School decorrerá de 05 até 16 de Junho, no Centro Oceanográfico de Mindelo, e marcará a primeira vez que se realizará em África. Prevê-se a participação de 20 docentes e 70 estudantes, vindos de todos os cantos do mundo.
“É composta por palestras de especialistas, aulas de competências transversais e atividades práticas concebidas para dar aos investigadores em início de carreira de diversas origens as ferramentas necessárias para prosseguirem as suas futuras carreiras”, descreve o documento, que realça que a escola “tem por objetivo ensinar as competências e os conhecimentos das muitas disciplinas necessárias para compreender a natureza das interações oceano-atmosfera e a sua relação com o clima e as pessoas.
Conforme o Ministério do Mar, entre outros objetivos está também a necessidade de aumentar a visibilidade do programa internacional SOLAS nos países do Sul Global e, vice-versa, facilitar a participação dos países da África.
“As questões científicas de SOLAS sobre o papel das interações oceano-atmosfera no contexto das mudanças climáticas globais revestem-se de especial importância nestes países”, acrescenta a mesma nota, referindo ainda que haverá a inclusão de estudantes do Programa de Mestrado WASCAL “Climate Change and Marine Sciences ” da Universidade Técnica do Atlântico (UTA) do Mindelo na Escola de Verão SOLAS e que esses estudantes do WASCAL serão ainda integrados num contexto temático mais amplo e rede internacional.
A nona edição da Escola de Verão do SOLAS é organizada pelo Instituto do Mar (IMar) e pelo Centro Helmholtz de Pesquisa Oceânica (Geomar), em São Vicente.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv