Total de cabo-verdianos que usam a Internet no arquipélago cresceu seis pontos percentuais em 2023

Compras online, tecnologia, móvel

Total de cabo-verdianos que usam a Internet no arquipélago cresceu seis pontos percentuais em 2023

O número de cabo-verdianos que usa a Internet no arquipélago cresceu seis pontos percentuais no último ano, de acordo com os resultados de um inquérito divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

O boletim do INE sobre acesso e utilização das tecnologias de informação e comunicação, relativo a 2023, mostra que 70,2% da população (a partir de dez anos) utiliza a Internet quase todos os dias – era 64,2% em 2022.

O acesso é maior no meio urbano, onde 74,7% dos inquiridos responderam que acedem à Internet, percentagem que cai para 56,1% no meio rural.

Tanto num meio como noutro, a esmagadora maioria navega utilizando o telemóvel, mesmo estando em casa.

A utilização é mais expressiva nos jovens com idades compreendidas entre 15-34 anos.

Noutra pergunta, o inquérito mostra também um aumento no número de pessoas que diz usar computador, de 22,6% em 2022 para 25,8% em 2023.

“No meio urbano, 30% da população utilizou um computador e no meio rural essa percentagem foi de 12,5%”, refere-se no boletim do INE.

Noutros indicadores analisados com o inquérito, as percentagens pouco variaram, por exemplo, no que respeita à posse de telemóvel: 74% da população tem um, mais no meio urbano (77,3%) do que no meio rural (65,6%).

A informação sobre acesso e utilização das tecnologias de informação e comunicação foi obtida durante o Inquérito Multiobjetivo Contínuo (IMC) às famílias, no quarto trimestre de 2023, com uma amostra de 9.918 agregados.

ARTIGO ATUALIZADO

Lusa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest