
Terça-feira, 6 de Junho, 2023
A 30ª edição do evento acontece entre os dias 29 de outubro e 13 de novembro e vai estar nas ilhas da Brava, Fogo, Maio, Santo Antão e Santiago.
O festival Sete Sóis Sete Luas está de regresso ao país a partir deste fim-de-semana, 29, sendo a ilha Brava a primeira a receber o evento, segundo avança um comunicado.
Este ano, “a programação do Festival Sete Sóis Sete Luas vai realizar-se em 5 localidades nas ilhas mais periféricas de Cabo Verde, descentralizando a cultura e valorizando os centros culturais, os Centrum SSSL, que o mesmo Festival criou a partir de 2016”.
“O Festival Sete Sóis Sete Luas é uma rede cultural de 30 cidades de 12 países que privilegia relações vivas e diretas com os pequenos centros e os artistas, uma viagem pelo mundo Mediterrâneo e pelo mundo lusófono, onde os artistas, os operadores culturais e os espetadores participam nas ações de mobilidade internacional”, lê-se na mesma nota.
“Os espanhóis Ombligo e a italiana Paola Bivona irão trabalhar ao lado de 4 bandas com jovens músicos cabo-verdianos que o mesmo Festival ajudou a criar, formar e produzir: a Sete Sóis Tarrafal Band, a Brava7LuasBand, a Orquestra Popular Sete Sóis do Fogo e a Santo Antão Sete Luas Band.”, enfatiza o documento.
De acordo com a mesma fonte, na ilha da Brava o Festival acontece neste sábado, 29, no Centrum Sete Sóis Sete Luas na Praça Eugénio Tavares, a partir das 19h00, com a apresentação de Ombligo, da Espanha, Paola Bivona, da Itália e a prata da casa com a Brava 7Luas Band.
Já em São Filipe, na ilha do Fogo, o evento acontece no dia 31, segunda-feira pelas 19:00, no Centrum Sete Sóis Sete Luas na Antiga Residência, com a participação também do Ombligo e Paola Bivona e ainda da Orquestra Popular 7Sóis, do Fogo, seguida de uma degustação do chef Gregory Doucey (França). Já a 4 de novembro é a vez de Lucien Elsen (do Luxemburgo), por ocasião da inauguração da instalação da Vanessa Buffone (Brasil-Luxemburgo).
Na ilha de Santiago, no Tarrafal, o festival ocorre no Antigo Mercado no dia 2 de novembro, às 20:30, e conta com o cartaz igual ao do Fogo, com exceção da 7Sóis Orkestra(Cabo Verde), também seguida de uma degustação do chef Grégory Doucey. Entretanto, no dia 5 de novembro, pelas 21:00, é a vez de Lucien Elsen e no dia 10 de novembro sobe ao palco a Companhia STAMMATI-TREGLIA (Itália).
No que diz respeito à ilha de Santo Antão, o show no Centrum Sete Sóis Sete Luas acontece no Terreiro – Povoação, no dia 5 de novembro, às 21:00, também com a participação do Ombligo e Paola Bivona e conta ainda com Santo Antão 7Sóis Orquestra (Cabo Verde).
Na ilha do Maio, o evento será na Cidade do Porto Inglês, no dia 10 de Novembro, pelas 19:00, com Lucien Elsen no seu espetáculo de clown, por ocasião da inauguração da instalação da Vanessa Buffone. Já nos dias 12 e 13 de novembro, às 17:00, a Companhia Stammati-Treglia apresenta um espetáculo de marionetas.
De realçar que os espetáculos são gratuitos.
Cátia Gonçalves/ estagiária
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv