Dentista Catarina Cardoso: “Quanto mais cedo começarmos a cuidar da saúde oral, melhor”

Especialista em Ortodontia, a dentista mindelense Catarina Cardoso falou com Balai Style sobre o seu percurso profissional, a aposta nas redes sociais, o impacto da covid-19 e a necessidade de uma rotina de uma boa saúde oral.

Natural da ilha de São Vicente, Catarina Cardoso é uma dentista especialista em Ortodontia. Formou-se na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil, e no regresso a Cabo Verde, depois de trabalhar por três anos em consultoria de privados, abriu a sua própria clínica dentária e tem apostado em “devolver o sorriso e a autoestima aos pacientes”. A especialista salienta que uma boa saúde oral deve começar desde pequeno.

Ser dentista foi um sonho de criança. “Acho que desde que fui ao dentista pela primeira vez já sabia que queria ser dentista no futuro. Por isso, apostei nessa área e estava certa”, diz e garante que até ao momento sente-se realizada profissionalmente.

Ao regressar ao arquipélago, Catarina trabalhou durante três anos em algumas clínicas mindelenses e depois resolveu abrir o seu próprio espaço. “O processo foi bastante rápido. O que demorou mais foi o processo para retirar os equipamentos da alfândega. Por não ter materiais em Cabo Verde tive que comprar tudo em Portugal e é exigido uma série de documentos para retirar os equipamentos sem taxas”.

Questionada sobre como tem sido o feedback do público, a dentista diz que é “positivo”. “Fora de São Vicente, presto serviço na área de aparelho fixo em uma clínica em Porto Novo, Santo Antão. No Mindelo, há muita procura e a agenda está cheia. Neste momento, estou a expandir para colocar mais uma sala porque realmente sozinha não estou a conseguir dar conta”.

A dentista tem apostado nas redes sociais para divulgar os seus serviços odontológicos. “Decidi apostar nas redes sociais porque muitas pessoas não sabem qual é realmente a minha área de atuação. Por ser uma clínica dentária as pessoas pensam logo na extração e restauração de dentes. Quero apostar mais em oferecer um novo sorriso aos meus pacientes e aumentar a autoestima do que simplesmente extrair um dente”, diz e afirma que a internet tem ajudado muito na divulgação do seu trabalho.

“A partir do momento que a criança tem dois dentes já é suficiente para ir ao dentista”

Segundo Catarina Cardoso, não há uma idade exata para começar a cuidar da saúde oral. “A partir do momento que a criança tem dois dentes já é suficiente para ir ao dentista. Quando a criança é educada desde pequena a escovar os dentes e a ir ao dentista não tem como ter trauma futuramente. “Quanto mais cedo começar a cuidar da saúde oral, melhor”.

O sangramento da gengiva é a principal dúvida dos pacientes. “A grande parte dos meus pacientes chega a reclamar de que a gengiva está a sangrar. O sangramento da gengiva é o sinal de que algo está errado”, diz. “Tentamos explicar aos pacientes que quando há uma escovação saudável não há sangramento”.

Gosta do que faz e diz que devolver a autoestima a um paciente é compensador. “É gratificante poder devolver o sorriso aos meus pacientes”.

Como forma de conclusão, a dentista deixa algumas dicas para ter uma boa saúde oral:

• escovar corretamente os dentes após as refeições;

• a escova e pasta de dentes não precisam de ser as mais caras do mercado;

• fazer visitas regulares ao dentista;

• usar fio dental e escovar a língua.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Pode gostar também

Deixe um comentário

Follow Us