“Doce Sol”: Jovem aposta em doces caseiros e sonha ser empreendedora de sucesso

Bombons trufados, brigadeiro e bombons gourmet, pirulitos de chocolate, ovos da Páscoa e doce de leite são alguns dos produtos confecionados pela Solange Santos, mentora da página “Doce Sol”.

Natural de São Vicente, Solange Helena Amaro Santos, 36 anos, reside atualmente no Bairro da Várzea, na cidade da Praia, e diz que desde a sua adolescência confecionava doces e sorvetes de diversos sabores. Dotes que segundo a jovem, herdou da mãe e da avó.

“Confecionava doces secos (sucrinha de leite e de coco), sorvetes de vários sabores. Nas minhas férias escolares vendia à porta da minha casa”, recorda a jovem. Com o dinheiro que arrecadava das vendas custeava os seus materiais escolares.

 

Solange Santos que é licenciada em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Fundação do Santo André, no Brasil, salienta que a experiência e as técnicas que aprendeu com a mãe e a avó nunca foram esquecidas e que depois de concluir os estudos voltou a confecionar doces.

 

“Em 2011, quando regressei do Brasil estava muita ansiosa e preocupada visto que ainda não tinha emprego na minha área de formação. Um belo dia sonhei com o projeto Doce Sol e logo pensei na possibilidade de ser doceira e colocar o projeto em prática. Comecei a confecionar e a vender os meus doces em casa. Sempre tive o espírito empreendedor e a vontade de querer ser uma mulher independente”.

 

Assim, com a necessidade de divulgar o seu trabalho e ampliar o negócio, Solange decidiu criar uma página no Facebook intitulada “Doce Sol”.

 

“Em 2015, criei a página no Facebook com objetivo de dar a conhecer o projeto ‘Doce Sol’, visando trazer algo inovador que as pessoas ainda não conheciam”, relata a confeiteira que reside há vários anos na cidade da Praia.

 

Entretanto, em novembro de 2020 Solange Santos oficializou o seu projeto. “Passei a entrar na página com mais frequência e a divulgar mais o meu trabalho, porque o objetivo neste momento é promover a degustação dos meus doces e conquistar mais clientes”.

 

Bombons trufados, bombons e brigadeiro gourmet, pirulitos de chocolate, ovos de Páscoa e doce de leite, são alguns dos produtos confecionados pela Solange. “Os preços dos produtos do “Doce Sol” variam entre 50 a 100 escudos e podem ser feitas encomendas através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Viber e Whatsapp”.

 

Apesar do projeto prosseguir em plena pandemia, Solange diz que tem constatado que os seus produtos têm sido bem aceites pelos clientes, mas que em termos de consumo, o impacto da pandemia é notável.

 

“Ainda há um certo receio por parte de alguns clientes em adquirir os nossos produtos por causa da pandemia e, consequentemente, não há muito rendimento”.

 

Segundo Solange, os seus maiores clientes são as lojas, supermercados e minimercados, mas também há pessoas individuais da comunidade, famílias e amigos, e ainda empresas privadas.

 

Solange Santos que já tem experiência na sua área de formação, tendo trabalhado em algumas empresas cabo-verdianas, neste momento dedica-se apenas à confeção de doces caseiros pelo facto de estar desempregada, futuramente quer conciliar a produção de doces com a sua área de formação.

“Neste momento, a confeção de doces é uma alternativa, mas o objetivo é continuar com o projeto, independentemente se encontrar emprego na minha área de formação”, assegura Solange que acredita que a longo prazo o negócio vai ser rentável.

 

Atualmente, com alguma formação na área de empreendedorismo, a jovem da ilha de Monte Cara pretende consolidar o projeto e apostar na criação de embalagens recicláveis.

 

“Fiz 3 formações no IEFP, Instituto do Emprego e Formação Profissional, nesta área. Neste momento estou a pensar em reciclar embalagens de uma forma natural onde pretendo aproveitar as folhas secas de plantas. Também faço arranjos em papel. No entanto, quero ser uma grande empreendedora e uma confeiteira de doces caseiros de sucesso em Cabo Verde”.

Edna Semedo

Edna Semedo

Jornalista freelancer

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

Follow Us