
Terça-feira, 30 de Maio, 2023
Anderson Luís Carvalhal Leite é um jovem com síndrome de Down que desenvolveu a paixão pela culinária durante o décimo ano de escolaridade quando participou numa atividade de empreendedorismo e prosseguiu o sonho até se inscrever num curso na Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde.
Apoiado pela mãe Carla Carvalhal, o sonho do jovem está mais próximo de tornar-se realidade depois que se inscreveu na Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde (EHTCV), em finais de setembro de 2022, onde frequenta as aulas.
Segundo relata à Inforpress, o seu sonho é ter o seu próprio restaurante.
Na EHTCV apesar de afirmar gostar dos seus colegas e professores, há momentos que diz sentir-se triste por sentir que é “excluído”.
Carla Carvalhal, que apoia o filho na concretização do seu sonho, afirma que enquanto mãe entende “as dificuldades”. “Ele só se sente triste quando sente que o tratam diferente e/ou não lhe dão atenção. Ele não entende a maldade de algumas pessoas, mas se sente triste quando sente que o excluem”, diz a mãe que informa que a intenção é que Anderson Luís Carvalhal Leite continue com mais formações até que esteja habilitado.
Carla Carvalhal afirma sentir as dificuldades que o filho passa para realizar o seu sonho de ser Chef, realçou também, que o sistema educativo cabo-verdiano ainda não está preparado para as pessoas com deficiência intelectual.
Ressalta que o que se vê é a integração das pessoas com deficiência e “não inclusão”, já que não existe um currículo e conteúdo específico nas escolas de formação profissional ou superior.
Revela ter escrito alguns professores para explicar sobre a dificuldade de leitura e escrita do filho, já que se trata de um jovem com Síndrome de Down e cujo método de leitura é diferente dos demais, e que houve professores que a responderam que o teste é de escolha múltipla.
Prossegue, frisando que Anderson Luís Carvalhal Leite não vai desistir dos seus sonhos apesar das dificuldades que possam surgir no caminho.
c/ Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv