Novo ano letivo será de continuidade e reforço da confiança mútua, diz ministro da Educação

O ministro da Educação, Amadeu Cruz, afirmou hoje, na Ribeira Grande, Santo Antão, que o novo ano letivo 2023-2024 será de “continuidade e reforço” da confiança mútua, justificando que a educação é a causa que une a nação.

Amadeu Cruz, que discursava durante o ato solene de abertura do novo ano letivo, que aconteceu no pavilhão desportivo David Fortes, pontuou que a educação está no coração dos cabo-verdianos, enquanto meio e fator de mobilidade social e qualificação humana para o desenvolvimento, económico, científico e cultural do país.

“Continuaremos focados na implementação da ambição do Governos de alinhar o sistema educativo com os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e assegurar, continuidade, a educação inclusiva, equitativa, qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”, garantiu.

O ministro da Educação sublinhou ainda que não “poupará esforços” no sentido de “manter e reforçar” a estabilidade do funcionamento das escolas, como a consolidação da reforma curricular do ensino básico, já concluída e em processo de avaliação, bem como implementação da reforma curricular do ensino secundário, que já vai no seu penúltimo ano.

É neste sentido, que o governante afiançou que é o “ensejo” continuar a melhorar as condições das infraestruturas educativas, num contexto de transformação digital e de reforço das competências para um ensino de qualidade e de confiança, com a expectativa de reforço do apoio dos parceiros da educação.

Assim, Amadeu Cruz salientou que o objetivo prioritário deste novo ano escolar, que arrancou hoje em todo o país, com aproximadamente 130 mil alunos e 6.500 professores, será de continuar a estabelecer um quadro “sereno propício às aprendizagens, assente no diálogo construtivo e colaborativo com a sociedade e representantes dos professores”.

Sob o lema “Resiliência e confiança para uma educação de qualidade”, a cerimónia oficial de abertura no novo ano letivo aconteceu no pavilhão David Fortes, que esteve repleto de alunos, pais encarregados de educação, além de entidades públicas e privadas.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest