Presidente da República defende que há um “grande desafio” a ser feito a nível das comunidades

O Presidente da República defendeu hoje que há um “grande desafio” a ser feito nas comunidades, destacando que muitas precisam de pequenas infraestruturas, de obras de requalificação, de equipamentos sociais e de habitação social, para o seu desenvolvimento.

José Maria Neves falava à imprensa, no âmbito das visitas que fez esta manhã à Delegação Municipal de São Martinho Pequeno e à comunidade, arredores da Cidade da Praia, bem como ao mercado do Platô.

“Temos o problema do desenvolvimento comunitário nas diferentes comunidades e que carecem de trabalhos, como pequenas infraestruturas e de obras de requalificação e de equipamentos sociais e da habitação social, sublinhando que esses microprojectos e programa poderão ter um impacto muito forte para o desenvolvimento das diferentes comunidades”, explicou o mais alto Magistrado da Nação.

Em relação à comunidade de São Martinho Pequeno, o Chefe de Estado sustentou que já houve melhorias em termos de infraestruturas, mas que precisa de muito mais.

“Ainda há muitas necessidades a serem satisfeitas como a organização no que tange ao ordenamento do território e ocupação dos solos, de infraestruturas desportivas, entre outras coisas a serem feitas aqui”, assegurou.

O Presidente da República frisou que, para que haja o desenvolvimento das comunidades na requalificação destas infraestruturas, é preciso uma ligação “muito forte” entre a Câmara e o Governo, também as ONG, Fundações, Associações de Desenvolvimento Comunitário, para poderem mobilizar recursos necessários para fazer face a essas necessidades.

Por outro lado, José Maria Neves, no âmbito da sua visita ao mercado do platô, notou um esforço muito grande na organização do mesmo, porque segundo diz o espaço é “exíguo” e há sempre conflitos, mas que é preciso sempre gerir os conflitos para a melhor organização das vendas.

Além disso, o Presidente da República mostrou-se satisfeito com o abastecimento dos produtos do mercado, com a queda das chuvas este ano e sublinhou que, pelo menos neste aspeto, as coisas estão a funcionar bem.

José Maria Neves aproveitou para lembrar que desde do início do seu mandato tem estado a visitar várias comunidades em diferentes ilhas e municípios do País, no quadro da presidência de proximidade que tem estado a promover neste primeiro ano do seu mandato.

De referir que José Maria Neves começou a sua visita ao município da Praia, desde segunda-feira, 14, e termina hoje, com um encontro com os agentes culturais da Cidade da Praia, a partir das 17:30, no Parque 5 de Julho.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest