Brava: Festeiro diz que ser dono da bandeira de São João Baptista 2024 é um acto de gratidão e cumplicidade

Brava: Festeiro diz que ser dono da bandeira de São João Baptista 2024 é um acto de gratidão e cumplicidade

O festeiro e ex-Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, disse hoje que ser dono da bandeira de São João Baptista 2024, na ilha Brava, representa um acto de “gratidão” e garantiu que os preparativos estão “bem encaminhados”.

Em declarações à Inforpress, Jorge Carlos Fonseca disse que há um ano, precisamente, no dia 24 de Junho, no meio de um almoço, propuseram-no ser o festeiro e aquilo foi uma proposta de surpresa. Disse que ainda hesitou, mas ao fim e ao cabo, acabou por aceitar mesmo sem ter a ideia do trabalho e responsabilidade que é ser um festeiro.

“Mas agora que já estamos no meio dos festejos nós contamos também com a colaboração da câmara municipal, porque também na data é celebrada o dia do município, as coisas vão andando, com descolados, hesitações e com desafios pelo meio. Eu sinto-me bem na qualidade de um cidadão cabo-verdiano, de filho bravense e uma pessoa que passou uma boa parte importante da sua infância e adolescência nesta ilha”, sublinhou.

Informou ainda que foi realizado uma conferência no salão nobre da Câmara Municipal da Brava para entender melhor sobre o significado das festas de São João na Brava, com dois oradores, Frei Bernardino com a sua perspectiva mais religiosa, embora também sociológica, e outra com perspectiva mais sociológica e antropológica de Carlos Barbosa.

Daí, de acordo com o mesmo, foi apresentado um filme de comentário sobre os festejos, para que as festas também não sejam só a missa, a procissão, o mastro, o pilão, o almoço e também os bailes, as bandas musicais e entre outras actividades.

“Tudo isso é muito importante também, porque isto é uma festa popular e introduzir esses elementos também culturais de outro género de reflexão, divulgação e apresentação de livros, isto também é importante, são outros elementos que dão uma afeição mais abrangente às festas de São João”, finalizou.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest