Cabo Verde Ocean Week 2024 com extensão à ilha da Boa Vista

A 7ª edição do Cabo Verde Ocean Week 2024 acontece de 03 a 07 de novembro, em São Vicente, e será alargada à ilha da Boa Vista, com a iniciativa “Blue Talk”, anunciou esta sexta-feira, 07, o ministro do Mar.

Abraão Vicente, que falava na manhã desta sexta-feira, durante a cerimónia de lançamento da Cabo Verde Ocean Week 2024, explicou que o evento visa elevar a consciencialização sobre a essência dos oceanos, fomentar o diálogo sobre a importância e a sustentabilidade dos oceanos e desenvolver estratégias para potenciar a relevância natural e cultural dos oceanos.

Adiantou que a edição deste ano irá acontecer sob o lema “A voz do oceano”, e está prevista a realização de Blue Talks, conferências, workshops, feira gastronómica Blue Food e feira do mar, que contará também com a participação de várias empresas ligadas ao sector para demonstrarem as suas potencialidades.

Participam ainda as instituições de investigação do Ministério do Mar, onde os especialistas nacionais irão apresentar os avanços alcançados no sector a partir da investigação feita em Cabo Verde e alguns convidados internacionais com os quais tem trabalhado e que irão apresentar as suas experiências.

“Mas eu creio que esta 7ª edição será a edição onde nós iremos, de facto, consolidar e demonstrar aos cabo-verdianos não apenas as obras de massa e betão que estamos a construir no sector, mas a pujança de um sestor que está cada vez mais colaborativa entre eles e com essa capacidade enorme de estender tentáculos, digamos assim”, precisou.

Entretanto, avançou que a edição deste ano vai estar na Ilha de Boa Vista com uma extensão da iniciativa Blue Talks.

O ministro assegurou que qualquer município que tenha tido acesso ou que tenha acesso à programação e que queira organizar um Blue Talk, workshop, o Blue Law, ou a feira gastronómica, ou importar após a Cabo Verde Ocean Week qualquer uma das actividades, o ministério estará disponível para cooperar e financiar essas actividades.

Cabo Verde Ocean Week tem sido palco privilegiado para o diálogo sobre a importância da preservação e utilização sustentável dos oceanos, reunindo técnicos, especialistas, investigadores, decisores políticos e a comunidade educativa, nacional e internacional.

O foco do evento é promover diferentes acções de sensibilização para o uso sustentável do oceano, enquadrado naquele que é o lema lançado pelas Nações Unidas, nomeadamente “Incentivar a acção para o nosso oceano e o clima”, e proporcionar às organizações e os indivíduos oportunidades tangíveis para proteger e restaurar os nossos oceanos.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest