Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas conclui visita de cinco dias à São Nicolau

A Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, Patrícia Portela, disse esta sexta-feira, 21, no final da sua visita a São Nicolau, ter constatado uma ilha cheia de potencialidades, que precisam ser potencializadas.

Ao fazer o balanço dos cinco dias de visita à ilha de São Nicolau, Patrícia Portela de Souza afirmou ter mantido contacto com os líderes comunitários, as senhoras, os jovens, as crianças, com quem interagiu, pelo que o balanço é “muito positivo”.

“Mas o mais importante para mim foi ver as oportunidades que a ilha tem e, para isso, precisamos justamente apoiar fortemente os municípios para enfrentar os desafios. E aqui faço um ressalto à importância de ter um apoio bem focado nos adolescentes e jovens para que terminem o ensino secundário e tenham acesso a uma formação (…), para que possam prosperar e criar oportunidades no próprio município, na própria ilha”, realçou.

Segunda a mesma fonte, das conversas que manteve com alguns jovens, deu para constatar que alguns estão a trabalhar, no sentido de garantir a formação e de também fazer o investimento para criar oportunidades económicas.

Daí, a responsável defendeu “todo apoio aos jovens e mulheres”, destacando “a necessidade e a importância de investimentos nos jovens, nos adolescentes e nas mulheres”.

Nos últimos dois dias da sua visita à Ilha, a coordenadora do SNU esteve no município do Tarrafal, onde visitou diversas localidades e projectos financiados pelo Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde.

A mesma mostrou-se “muito alegre” por ter estado num município que tem acesso universal à água e à eletricidade, e destacou o impacto que isso tem no desenvolvimento da agricultura.

Patrícia Portela disse ter conversado com profissionais de saúde, com profissionais que trabalham na protecção social e ter visto como é necessário, até para incluir e fazer a integração social das pessoas que precisam, das famílias que precisam de mais apoio.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest