Covid-19: Situação em diversos países “é ainda muito preocupante” – OMS

Covid-19: Situação em diversos países “é ainda muito preocupante” – OMS

O director-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) advertiu hoje que “a situação em diversos países é ainda muito preocupante”, apesar da redução de casos de covid-19 pela segunda semana consecutiva.

Tedros Adhanom Ghebreyesus falava na habitual videoconferência de imprensa sobre a pandemia da covid-19, transmitida da sede da organização, em Genebra, na Suíça.


Segundo o dirigente da OMS, há países que “tiveram bons resultados” a conter os contágios e que “estão com um aumento dramático de casos de infecções e mortes”.


“A situação em diversos países é ainda muito preocupante”, afirmou, reiterando que a pandemia “não vai acabar em nenhum lugar até que termine em todos os lugares”.


O médico etíope assinalou o “grande aumento” da disparidade entre os países com “maiores taxas de vacinação”, para os quais parece que a pandemia acabou, e os países com “grandes ondas de infecção”, nos quais a população deve respeitar as medidas de saúde pública, como usar máscaras, evitar aglomerações e manter o distanciamento físico.


A pandemia da covid-19 provocou, pelo menos, 3.381.042 mortos no mundo, resultantes de mais de 162,9 milhões de casos de infecção, segundo um balanço feito pela agência noticiosa francesa AFP.


A covid-19 é uma doença respiratória causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, detectado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China, e que se espalhou rapidamente pelo mundo.


Inforpress/Lusa

 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest