Após vitória contra Líbia, adeptos dos Tubarões Azuis confiantes na Qualificação para Mundial 2026

Vários adeptos da equipa cabo-verdiana mostraram-se confiantes e entusiasmados na qualificação da seleção nacional de futebol para o Mundial 2026.

Centenas de adeptos de diversas faixas etárias deslocaram-se na tarde desta terça-feira, dia 11 de junho, para o Estado Nacional, na cidade da Praia, para assistirem ao embate de Cabo Verde contra a equipa da Líbia. Em entrevista ao Balai, os mesmos mostraram-se com elevadas expectativas quanto à qualificação de Cabo Verde para o Mundial 2026.

A seleção nacional de futebol recebeu a Líbia em casa para o jogo da quarta jornada do grupo D, a contar para a qualificação para o Mundial 2026. Após perder por 4 a 1 contra a seleção dos Camarões no passado dia 8 de junho, Cabo Verde venceu a equipa da Líbia por 1 a 0. O golo foi marcado no começo do jogo antes dos 10 minutos da partida pelo camisa 3, o jogador Edilson Borges ‘Diney”.

As bancadas do Estádio Nacional de Futebol estavam cheias com um público entusiasmado e esperançoso pela vitória e que vibrou a cada minuto da partida.

Após o primeiro e único golo que levou os Tubarões Azuis à vitória, o adepto Fábio da Silva que veio da zona de Achada Grande Frente, avançou ao Balai que várias vezes vai apoiar de perto a seleção de Cabo Verde e que hoje tinha esperança na vitória. Acrescentou que acredita que Cabo Verde vai estar no Mundial 2026 visto que no ano passado tiveram algumas vitórias no CAN 2023 e estavam perto de alcançarem o sonho de participarem na disputa para o Campeonato do Mundo. “Mas com fé, garra e determinação vamos chegar nessa etapa porque os nossos jogadores têm potencial para alcançar esse objetivo”.

“Não pude assistir ao embate entre Cabo Verde e Camarões no sábado passado, mas acredito que com este jogo (…) vamos compensar a derrota que tivemos no jogo anterior”, adiantou Fábio da Silva.

Quem também que estava nas bancadas a torcer pela vitória de Cabo Verde é a adepta Nélida Moreno que diz que sempre assiste e apoia a seleção. A adepta da zona de Castelão acredita que se tudo correr bem os jogadores vão participar do Mundial 2026. A mesma acrescentou que vai estar presente no embate para o título de campeão do mundo para passar-lhes a mesma energia.

Já para Patrícia Barros é a primeira vez a assistir e a apoiar a seleção de perto. A jovem da zona de Achada Grande Frente avançou que espera que a equipa cabo-verdiana ganhe os jogos de qualificação. “Desta vez decidi vir assistir pessoalmente porque gosto muito deles e dos esforços que têm estado a fazer para conquistarem os títulos das competições”.

Por outro lado, o ex -futebolista conhecido como “Txoris de Paiol” afirmou que acredita que Cabo Verde vai vencer. O ex-futebolista avançou que sempre tem estado a apoiar os jogadores e que nos últimos tempos estão a enfrentar grandes batalhas. “Mesmo com desafios acredito que a seleção vai estar presente no Mundial 2026, a equipa da Líbia é forte e nunca devemos menosprezar os adversários, mas o nosso foco é sempre vencer”.

Na segunda parte do jogo, a plateia estava eufórica e emocionada com a homenagem prestada pela Federação Cabo-verdiana de Futebol ao defesa internacional Ianique dos Santos Tavares ‘Stopira’ que este mês anunciou a sua saída da seleção nacional após 16 anos ao serviço dos Tubarões Azuis.

O jogo contou com a animação do grupo de batucada de Achada Santo António que levou do início ao fim da partida muita música, animação e euforia.

Após o fim do jogo os adeptos invadiram o campo em sinal de agradecimento aos jogadores pela vitória conquistada contra a Líbia na tarde de terça-feira.

A fase final do Mundial 2026 vai ser disputada de 08 de junho a 19 de julho de 2026 no Canadá, Estados Unidos da América e México e conta, pela primeira vez, com 48 seleções, sendo nove (eram cinco) do continente africano.

Cidália Semedo/ Estagiária

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest