Pedra Badejo quer posicionar-se como capital da mobilidade elétrica em Santiago Norte, diz presidente da câmara

O presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Carlos Silva, manifestou esta quinta-feira, 09, a ambição de tornar a cidade de Pedra Badejo como capital da mobilidade elétrica em Santiago Norte “e quiçá de Cabo Verde”.

“Neste momento, temos quatro táxis e mais de 100 motociclos “tuc-tuc” 100 por cento (%) elétricos, quer dizer que temos mais de 100 pessoas que já estão com sensibilidade, com experiência e conhecimento sobre a mobilidade elétrica. Portanto, são poucos os municípios em Cabo Verde que já atingiram tal meta”, adiantou à Inforpress Carlos Silva.

E tendo em conta, que segundo ele, este município “eminentemente agrícola” está na dianteira da mobilidade elétrica, reforçou que a câmara vai continuar a apostar na sensibilização dos munícipes que atuam no sector dos transportes, incentivando-os a apostar na mobilidade sustentável, através da substituição progressiva de veículos de combustão interna por veículos elétricos.

“Vamos criar incentivos para que possamos ter além dos quatro táxis 100 % elétricos, carros elétricos para particulares em Santa Cruz”, indicou, acrescentando que a própria edilidade tem um programa de aquisição de veículos elétricos.

O autarca acrescentou que o município, que conta com 25 táxis, dos quais quatro são elétricos, nos próximos tempos vai priorizar licenças para táxis, para os que são 100% elétricos.

Durante a entrevista, Carlos Silva adiantou que no decurso deste mês Santa Cruz vai ter um posto de recarga para veículos elétricos, para que estes primeiros proprietários de veículos elétricos deixem de fazer o carregamento nas suas próprias casas.

Por outro lado, anunciou que a edilidade está a trabalhar com empresas para que este município que quer ser “ambientalmente sustentável” tenha, igualmente, pontos de recargas exclusivamente para motociclos “tuc-tuc”.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest