
Segunda-feira, 4 de Dezembro, 2023
O presidente do Conselho Directivo do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) garantiu hoje que a instituição colocou o Estádio Nacional à disposição da Associação Regional de Futebol Santiago Sul (ARFSS) para a realização do campeonato.
Esta quarta-feira, o presidente da ARFSS, Mário Avelino, decidiu suspender o campeonato regional enquanto não forem reunidas as “condições mínimas” no Estádio da Várzea para receber jogos de futebol.
Em conferência de imprensa, para esclarecer o ponto de vista do Governo sobre a ‘’interdição do Estádio da Várzea’’, José Eduardo dos Santos disse que “estranhou “esta posição da ARFSS pelo facto de ter disponibilizado o Estádio Nacional.
“O IDJ, tomando conhecimento da falta e condições na infra-estrutura, propriedade da Câmara Municipal da Praia, interveio convocando todos os envolvidos, para, em conjunto, criar as condições alternativas para a realização dos jogos sem que colocasse em risco a vida das pessoas”, contou José Eduardo dos Santos, informando que neste encontro foi disponibilizado o Estádio Nacional.
“O Estádio Nacional neste momento constitui a única solução de garantia para a qualidade de competição e segurança de todos os envolvidos no espetáculo”, disse o responsável, frisando que as associações teriam acesso aos balneários, boas condições para a imprensa e bancadas para os público assistir aos jogos “confortavelmente”.
José Eduardo dos Santos esclareceu que colocando o Estádio Nacional à disposição da associação o IDJ estaria a suportar todos os custos inerentes à realização dos jogos e não os custos dos clubes.
“Assumir o custo dos clubes não seria uma medida equilibrada para Cabo Verde”, notou o presidente do IDJ, exemplificando com a região desportiva de Santiago Norte onde clubes se deslocam de um concelho ao outro.
“O Estádio Nacional está na cidade da Praia, não está em outro lugar (…), portanto, o campeonato regional de Santiago Sul tem os seus parceiros, que têm obrigações concretas”, esclareceu.
Por isso, José Eduardo dos Santos considerou que suspender o campeonato é uma responsabilidade que recai exclusivamente sobre a associação e os clubes e reiterou que a responsabilidade de todos os campeonatos regionais do país é, e sempre foi, das respectivas associações e câmaras municipais.
Em relação à situação do Estádio da Várzea, que se encontra em situação de colapso iminente, esclareceu que a solução tem que partir da Câmara Municipal da Praia, que é a proprietária desta infraestrutura desportiva.
Na semana passada, o ministro do Desporto disse à Inforpress que o Governo, em conjunto com o Laboratório de Engenharia Civil (LEC), está a analisar se as infra-estruturas do Estádio da Várzea reúnem condições para receber jogos de futebol.
Há duas temporadas, o mítico Estádio da Várzea não recebe competições da FCF, após interdição pelo LEC e, paradoxalmente, tem recebido, com público, todas as provas realizadas pela associação regional.
O campeonato arrancou no dia 02 Novembro, no Estádio da Várzea e com direito ao público, nos seis jogos realizados.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv