Sal: Apresentada plataforma “Nôs identidade” para georreferenciação dos pontos turísticos

A plataforma “Nôs identidade”, que visa a georreferenciação dos pontos turísticos das ilhas, foi apresentada ontem, dia 6, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Sal.

O projecto, que já contempla a ilha do Sal, surgiu há cerca de quatro anos na ilha de Santo Antão, com o surgimento da marca de t-shirts “Sintonton Séb”, do músico santantonense, Rogério Monteiro, conhecido por Rodji, é uma plataforma que, conforme o mesmo, retrata “a morabeza, o bem receber, típico das gentes de Cabo Verde”.

A ideia inicial do projecto “Sintonton Séb” foi “retratar o que há de melhor em Santo Antão”, mas a marca teve “boa aceitação” junto do público e, juntamente com outros promotores, Rogério Monteiro lança agora o projecto a nível nacional.

“Este é um projecto inovador que trago ao Sal para que as instituições e empresas privadas, possam tirar o máximo proveito deste “merchandising”, o primeiro que realmente conta a história da ilha”, explicou o mentor Rogério Monteiro.

Para o mesmo, o objectivo desta “ferramenta de promoção” da identidade de Cabo Verde e do Sal, especificamente, é preservar o legado histórico e levá-lo ao máximo de pessoas possível com “com homenagens a personalidades da ilha”.

A mesma plataforma conta detalhadamente a história de pontos e monumentos importantes quando se fala da identidade da Ilha do Sal.

Assim como a marca “Sintonton Séb”, “Nôs Identidade” também tem as suas t-shirts própria, com um código de resposta rápida (Qr Code) que ao ser lido por um dispositivo móvel linka para o website da marca e onde vai ser possível encontrar uma série de informações, em português e inglês, sobre monumentos históricos, personalidades e marcos importantes de cada uma das ilhas.

Para a vereadora do turismo da Câmara Municipal do Sal, Jassy Sousa, “esse capítulo da plataforma” para a ilha do Sal, é no sentido de criar uma identidade cultural, “não só para os cabo-verdianos, mas também para que os turistas possam conhecer a história da ilha e se interessem em conhecê-la de perto”.

“Esta plataforma, estando em duas línguas, traz uma diversidade de informações verídicas que são apresentadas para que o turista consiga aceder às memórias da ilha do Sal”, explicou.

“Nôs Identidade”, conforme o mentor, “irá retratar de forma original e criativa, a história de todas as ilhas, através de frases, desenhos e simbologias”, disponibilizadas em t-shirts, folhetos digitais e sacos ecológicos.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest