Mitú Monteiro: Família é chave de sustentação de qualquer sociedade e o alicerce que mantém uma casa de pé

O kitsurfista internacional cabo-verdiano Mitú Monteiro considerou hoje que a família é a chave de sustentação de qualquer sociedade e o alicerce que mantém uma casa de pé, e vê na esposa sua “alma gémea”.

Oteniel Jorge Monteiro, Mitú, como é apelidado, fez essas considerações em entrevista à Inforpress, a propósito da celebração do Dia Internacional da Família, assinalado a 15 de Maio.


“A família é muito importante para mim, está sempre presente na minha vida, pois, é a minha mãe, a minha esposa, os meus filhos… No seio da família residem os alicerces para uma consciente conduta de vida a todos os níveis”, enfatizou o “atleta das ondas”.


Para ilustrar o amor, o companheirismo, a amizade a cumplicidade que tem com a mulher com quem é casado há 11 anos e tem três filhos, Mitú diz que trabalham juntos, que em casa partilha também nos afazeres domésticos, sendo mais dado à cozinha, conforme salientou, na educação dos filhos, porque vão crescendo, tornando-se autónomos com o passar dos anos, experimentando novos sentimentos, porém devem estar sempre cientes que a família “deverá permanecer fixa como os pilares que mantêm uma casa de pé”.


“Passamos todos os momentos juntos, partilhamos a mesma paixão pelo desporto… a minha relação familiar é como gasolina que o carro precisa para continuar a andar. O pilar muito importante na minha vida”, manifestou, considerando-se um marido e um pai “amigo, carinhoso e atencioso”.


Mitú contou que ele e a esposa conheceram-se, por acaso, na praia de mar, a praticar desporto náutico, já que também ela se dedica a este tipo de recreio, e já lá vão 11 anos, cuja união trouxe à vida três rapazes, um de 9 anos, outro de 3 e o caçula de 6 meses.


“Vejo na minha esposa a minha alma gémea”, referiu o kitesurfista, assegurando que embora figura pública e assediado, não se deixa cair nas armadilhas e aventuras amorosas.


“Respeito a minha esposa e ela me completa. Não tenho necessidade de pular a cerca”, frisou, sublinhando que separa a vida profissional da da familiar, e sempre que possível leva a prole junto para as competições lá fora.


Neste mês da família, Mitú Monteiro conclui aconselhando os pais a desfrutarem ao máximo da sua família e dos filhos porque é o “melhor prazer que se pode ter na vida”.


A Assembleia Geral da ONU proclamou através da Resolução 117/237, de 20 de Setembro de 1993, o dia 15 de Maio como o Dia Internacional da Família, com o objectivo de chamar a atenção do mundo, governos, responsáveis por políticas públicas, e famílias, para a importância da família como núcleo vital da sociedade, seus direitos e responsabilidades.


A intenção da criação desta data, foi mostrar para a sociedade civil, os maiores problemas que afligem a vida familiar, o seu dia-a-dia, contribuindo no seu enfrentamento na forma mais harmónica possível.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Pode gostar também

Deixe um comentário

Follow Us