ONAD-CV aponta cumprimento do regime jurídico na luta contra dopagem nos eventos desportivos como maior desafio

O presidente da Organização Nacional Antidopagem de Cabo Verde (ONAD-CV), Emanuel Passos, disse hoje que o maior desafio dos eventos desportivos tem sido estabelecer um regulamento que vá ao encontro do regime jurídico definido na luta contra a dopagem.

Em declaração à Inforpress minutos antes de um encontro com as Câmara Municipais, levando em conta a “premente necessidade” de envolver todos os agentes e organizadores de eventos na luta contra a dopagem no desporto no país, Emanuel Passos referiu que a ideia é promover uma discussão “aberta e descomplexada” sobre o artigo quarto do regime jurídico que versa sobre a realização de competições desportivas.

Segundo a mesma fonte, as autarquias locais são conhecidas por organizarem vários eventos ao longo do ano em comemoração às festas municipais, muitas vezes com prémios elevadíssimos, daí a necessidade de ter um regulamento antidopagem que responda àquilo que está estipulado na lei.

“Cada câmara municipal tem o seu próprio programa desportivo e vai organizando ao longo do ano os seus eventos desportivos. A ideia é trabalhar com elas no sentido de, na altura em que cada um tenha de organizar os eventos e sendo estes eventos com prémios superiores àquilo que está estipulado na lei, trabalharmos em conjunto para que possamos ter um regulamento antidopagem de acordo com o que está definido na lei” defendeu.

“Muitas vezes as infraestruturas desportivas não têm condições para fazer a recolha da amostra biológica, às vezes também os eventos são organizados e os avisos chegam tardiamente o que não permite organizar um programa como deve ser”, acrescentou, sublinhando que este encontro com as câmaras municipais possibilita falar abertamente sobre estas questões.

Emanuel Passo adiantou ainda que tem programado encontros também com outras instituições e que este, com as câmaras municipais, tem como objetivo primordial limar as arestas “para que as coisas entrem nos eixos como nós pretendemos”.

A ONAD-CV foi criada a 21 de Fevereiro de 2017, como a autoridade de controlo de dopagem em Cabo Verde e, em 2021, a organização foi aceite como membro observador da Convenção Antidopagem do Conselho da Europa.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest