Ilha do Fogo acolhe fórum regional da juventude dias 17 e 18

A ilha do Fogo acolhe na sexta-feira, 17, e no sábado, 18, o fórum regional da juventude das ilhas do Sotavento sob o lema “Futuro inclusivo: juventude resiliente e vida saudável”.

A abertura do fórum está programada para sexta-feira no auditório Padre Pio Gottin e será presidido pelo ministro Adjunto do primeiro-ministro para Juventude e Desporto, Carlos do Canto Monteiro.

O fórum regional da juventude das ilhas do Sotavento, nomeadamente Fogo, Brava, Santiago e Maio estava inicialmente programado para os dias 12 e 13 de Abril, na cidade de São Filipe, mas por razões de logísticas foi adiado para o mês de Maio e nele participar mais de uma centena de jovens com idade entre 18 e 35 anos.

Esta iniciativa tem como objectivo reforçar o diálogo através da reflexão e debates entre o Governo e a juventude de forma a contribuir para a participação cívica e política da juventude, no âmbito das Agendas 2030 e 2063.

Trata-se de uma iniciativa do Governo, através do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), em parceria com o Escritório do PNUD, Unicef e UNFPA, no âmbito do Programa Youth Connekt Cabo Verde.

Uma nota de imprensa do Gabinete de Comunicação e Imagem do Governo indica que o evento visa discutir “temas cruciais” para o desenvolvimento juvenil, incluindo empregabilidade, participação cívica e política, e a promoção de redes de colaboração entre os jovens de Cabo Verde, a diáspora e o continente africano.

O fórum é uma iniciativa do Governo, com o apoio técnico e financeiro do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) através do Programa Youth Connekt Cabo Verde (YCCV) e busca promover a empregabilidade dos jovens, incentivar a criação de redes de colaboração, e desenvolver estratégias que favoreçam a participação voluntária, cívica e política dos adolescentes e jovens.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest