Santiago Norte: Localidades de Junco, Picos Acima e Achada Igreja com sistema de abastecimento de água domiciliar

O primeiro-ministro inaugurou ontem, dia 9, o sistema de abastecimento de água domiciliar nas localidades de Junco, em Santa Catarina, Picos Acima e Achada Igreja, no município de São Salvador do Mundo.

No acto da inauguração deste sistema nas localidades pertencentes a dois municípios da região Santiago Norte, Ulisses Correia e Silva garantiu que o Governo vai continuar a lutar para que cada família, cada casa tenha acesso à água e a uma casa de banho.

Segundo o chefe do Governo, este investimento vai apresentar mudanças, ganhos e retornos que serão reflectidos nas pessoas e na melhoria e mudança de condições de vida

Reconheceu que estas pessoas costumavam apanhar água longe, ou pagavam um preço mais elevado para adquirir este bem através do abastecimento feito em autotanques.

O primeiro-ministro sublinhou a “evolução extraordinária” que o município de São Salvador do Mundo teve nessa matéria, pois relembrou que em 2016 a taxa de cobertura era de 18 por cento (%) e hoje ronda os 73%, confiante de que vai ser aumentada.

O foco, conforme Ulisses Correia e Silva, é garantir a melhoria no acesso, quantidade e resolver problemas da vida das pessoas.

Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal de São Salvador do Mundo, Ângelo Vaz, ressaltou que esta é mais uma promessa que foi cumprida, realçando que o que foi prometido e assumido no mandado 2020/2024 está a ser cumprido na íntegra, quer seja no sector da água, da habitação social, no desencravamento, desporto, modernização administrativa, imagem institucional, entre outros.

Quanto ao sistema hoje inaugurado, o autarca pediu aos beneficiários para serem racionais na utilização deste bem precioso, relembrando-lhes também que o que gastarem vai ser cobrado pela empresa responsável por este sector.

O projecto de abastecimento de água para Junco, no município de Santa Catarina, representa a construção de 8,385 quilómetros de conduta, dois reservatórios, sendo um reabilitado e um novo, uma estação de bombagem, um posto de transformação, com a capacidade de bombagem de 45 m3/h e que foi financiado pelo Governo no valor de 44.812.503$00, e vai beneficiar cerca de 336 habitantes na localidade.

Em São Salvador do Mundo são 17 quilómetros de condutas, quatro reservatórios, sendo três reabilitados e um novo, uma estação de bombagem com capacidade de 32 m3/h, um posto de transformação, financiado pelo Governo de Cabo Verde, através do Ministério da Agricultura e Ambiente, num valor de 85.656.088$00.

Esta infraestrutura beneficiará as localidades de Picos Acima, que incluem Txam Grande/Tomba Pilão; Txam Pá Riba/Txam Cardoso, Cutelo Vaz, Leitão Grande e Achada Igreja.

No dia 15 de Julho, será inaugurada a rede de adução e distribuição de água para as zonas altas do município de São Lourenço dos Órgãos, designadamente, às localidades de Rasta, Boca Larga e Fundura.

A mesma estava prevista para acontecer esta segunda-feira, 08, mas foi adiada devido às condições meteorológicas.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest