Praia: Hélio Varela visita escolas de futebol e acalenta sonho de representar Cabo Verde num Mundial

O internacional cabo-verdiano Hélio Varela visitou esta quarta-feira, 12, no de Sucupira, na Cidade da Praia, às escolas Crioulinhos e Bola pa Frente, para conhecer, de perto, a realidade formativa os jovens futebolistas cabo-verdianos.

“Era uma oportunidade que estava à procura, há muito tempo, para conhecer o dia-a-dia de uma equipa de formação de Cabo Verde”, justificou o extremo-esquerdo do Portimonense de Portugal, que entrou durante a segunda parte na vitória de Cabo Verde (1-0) esta terça-feira, 11, sobre a Líbia, em jogo de qualificação para o Mundial´2026.

“É muito bom estar com jovens futebolistas, que tal como eu estão à procura de um sonho”, frisou.

Hélio Varela informou que desta visita poderá “nascer” alguma “coisa”, esclarecendo, contudo, que desta vez serviu para partilhar o seu trajeto e deixar alguns conselhos aos jovens que alimentam o sonho de ser futebolista profissional.

“O conselho que deixo é que não desistam, porque normalmente quem luta com poucas condições para conseguirem o seu sonho estão mais preparados para o sucesso”, apontou.

Por outro lado, Hélio Varela, que na época passada fez 37 jogos e marcou seis golos, disse que ainda é jogador do Portimonense, com mais dois anos de contrato, quando questionado sobre o seu futuro, uma vez que o clube que representa foi rebaixado à II Liga portuguesa.

“Estava concentrado com seleção e temos que estar mentalmente preparado, principal numa partida de qualificação para o Mundial, que é um sonho dos jogadores, da equipa técnica e de todos os cabo-verdianos”, respondeu, frisando que desde início tem sido “acarinhado” pelo “fantástico” povo cabo-verdiano.

Por isso, concluiu que depois de concretizar o “desejo de menino” de representar a seleção de Cabo Verde, acalenta, doravante, o sonho de marcar presença num Mundial, vestido as cores do combinado nacional cabo-verdiano.

“Este é o sonho máximo de todos os jogadores. Seria o ponto alto da minha carreira de futebolista. Jogar por esta seleção é especial, quando mais num Mundial”, rematou.

Descoberto no Sintrense da quarta divisão portuguesa, Hélio Varela está no Portimonense desde a temporada 2022-2023, em que atuou na equipa sub-23 dos algarvios, tendo apontado quatro golos em 26 jogos.

Em Outubro de 2023 foi convocado pela primeira vez para os trabalhos da seleção de Cabo Verde e estreou-se no dia 12 de Fevereiro deste ano pelos Tubarões Azuis, num particular com os Comores.

Desde essa data tem sido sempre chamado pelo selecionador Pedro Bubista, mas o extremo renunciou à participação no CAN´2023, para se focar apenas no Portimonense.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest