Santo Antão Norte: Escolinha Pinhão cria projeto “Bola no Pé, Caderno na Mão” para incentivar ao estudo

A Escolinha Pinhão, na costa leste do concelho da Ribeira Grande, Santo Antão, criou o projeto “Bola no Pé, Caderno na Mão” como forma de incentivar os atletas a se dedicarem mais aos estudos.

Segundo o vice-presidente da agremiação, Vanderzé Pires, a escolinha foi criada no pós-pandemia e a ideia surgiu porque muitas crianças da localidade de Pinhão jogam à bola no caminho.

“Comecei a observá-los e constatei que havia ali muitos talentos.  Nisso resolvi criar este projeto para trabalhar com essas crianças”, salientou, indicando que no início eram nove meninos dos 08 aos 09 anos, e hoje já são 74 atletas, dos quais 22 do sexo feminino.

Conforme Vanderzé Pires, o projeto da escolinha está voltado para a educação dos atletas, e, em parceria com os pais, ensinam não só o futebol, mas também “impulsionam” os mesmos a se dedicarem mais aos estudos.

E os resultados, segundo o vice-presidente da Escolinha Pinhão, estão sendo “muito satisfatório”, tanto na prática da modalidade, como no aproveitamento escolar dos atletas.

“A maiorias das nossas crianças têm evoluído muito bem nos estudos, mas temos outras crianças que nem por isso, até porquê, o nível de aprendizagem não é igual, depende de pessoa para pessoa”, frisou a mesma fonte.

“Uns que aprendem mais rápido e outros mais devagar, no entanto, o importante é que mesmo assim não desistimos deles e mostramos que são capazes mesmo aprendendo no tempo deles”, concretizou.

Vanderzé Pires contou inda que já participaram em algumas competições e classificaram-se na segunda posição, e que, em parceria com algumas pessoas conseguiram dar “uma nova cara” à placa desportiva de Pinhão e torná-la “mais atrativa”.

“Queria deixar um apelo ao poder local para acolher mais as escolinhas, porque não temos nenhum tipo de apoio do mesmo e o nosso projecto é de suma importância”, finalizou o mentor do projecto “Bola no Pé, Caderno na Mão”.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest