Secretário executivo da CPLP enaltece presidência angolana e faz balanço “muito positivo”

O secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) considerou esta segunda-feira, 02, positiva a presidência angolana nesta organização regional, assinalando que falta apenas a Guiné Equatorial ratificar o acordo de mobilidade, “marco importante na vida da comunidade”.

Zacarias da Costa, que foi esta segunda-feira recebido em audiência pelo Presidente angolano, João Lourenço, no Palácio Presidencial à Cidade Alta, em Luanda, assinalou que faz balanço “muito positivo” da presidência de Angola na CPLP.

Segundo o responsável, durante a cimeira de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, em junho de 2021, em Luanda, foram aprovados um conjunto de objetivos entre os quais o acordo de mobilidade que é o “marco importante na vida da nossa comunidade”.

“O acordo já foi ratificado por quase todos os Estados membros faltando apenas a Guiné Equatorial e penso que muito brevemente podemos começar a trabalhar na segunda fase que é a operacionalização do acordo e celebrar acordos adicionais”, afirmou Zacarias da Costa no final da audiência.

A presidência de Angola na comunidade centrou a conversa entre João Lourenço e Zacarias da Costa.

O secretário executivo da CPLP deu conta que o órgão que dirige já realizou 11 reuniões ministeriais: “Ainda temos algumas pela frente, conseguimos alcançar objetivos que foram definidos muito claramente pela presidência angolana”.

“E vamos continuar a trabalhar juntos para implementar esses objetivos até ao fim”, salientou, recordando que o acordo de mobilidade “não será implementando de dia para a noite, mas de acordo com as especificidades de cada Estado membro”.

Os desafios da recuperação económica e da guerra na Ucrânia a nível da CPLP foram também assinalados pelo responsável, observando a “importância da cooperação económica e o desenvolvimento de instrumentos regulatórios para juntos enfrentarmos os desafios”.

 

Lusa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

Follow Us