São João em Porto Novo: Mais de 12 mil pessoas esperadas na peregrinação dos fiéis este domingo

A peregrinação dos fiéis com a imagem de São João acontece este domingo, 23, prevendo-se que mais de 12 mil pessoas participem nesta romaria, que marca o ponto alto das festividades do santo padroeiro do Porto Novo.

A peregrinação, em que participam pessoas oriundas de todos os municípios de Santo Antão e de outras ilhas do arquipélago, inicia-se às 08:00 a partir da capela da Ribeira das Patas e, durante oito horas a pé, os milhares de fiéis percorrem 24 quilómetros até à cidade do Porto Novo, levando sobre os ombros a imagem do santo, ao som de tambores.

A imagem é trazida todos os anos, no dia 23 de Junho, à cidade do Porto Novo, onde acontece, no dia seguinte, 24 de Junho, a missa solene em honra ao santo, este ano presidida pelo bispo da Diocese do Mindelo, D. Ildo Fortes.

A romaria, durante a qual as pessoas demonstram uma verdadeira devoção para com o santo padroeiro, é uma oportunidade para muitos fiéis pagarem promessas e pedirem a São João Baptista saúde e protecção dos familiares, havendo quem peça ainda ao santo “boas águas” num concelho marcado pela seca persistente.

De acordo com o programa, a que a Inforpress teve acesso, a imagem do santo padroeiro esteve desde os primeiros dias de Junho a percorrer as várias localidades, uma iniciativa das duas paróquias sediadas no município do Porto Novo (São João Baptista e São João Paulo II), que visa promover a evangelização dos cristãos.

“No Porto Novo, falar da festa de São João Baptista é falar da peregrinação com a imagem do santo, que se faz a pé durante oito horas, num percurso de 24 quilómetros, desde da igreja na vila da Ribeira das Patas até à capela de São João, na cidade do Porto Novo”, explicou a edilidade porto-novense, através de uma nota.

Além da peregrinação da imagem e da romaria dos fiéis, as actividades religiosas incluem ainda a missa solene e a procissão, seguido de bênção às obras de construção da nova igreja, na cidade do Porto Novo.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest