Ser mãe, uma opção e uma bênção

Desde que me lembro sempre desejei ser mãe. Estabeleci como meta três os filhos desejados com a única “exigência” de que o primeiro filho fosse do sexo feminino.

Volvidos quase 39 anos constato que o desejo se concretizou, sou a orgulhosa mãe de três filhos, todas meninas.

Lembro-me como se fosse hoje da confirmação do sexo do primeiro bebé, a minha tão desejada menina, não me contive e dei um grito, tendo o médico olhado para mim espantado com tal vibrante reação. Sempre fui de reações fortes e vibro intensamente com o que me vai acontecendo.

Não cabia em mim de contente pois tinha um feeling que a minha menina vinha a caminho e sou sincera em confessar que senti que de resto a vida podia guardar-me as surpresas que entendesse, pois, que a dívida para comigo estava saldada – ia ter a minha menina!

Fui mãe pela primeira vez aos 28 anos e foi tudo um choque. Desde as contrações, o internamento, o acompanhar do evoluir do trabalho de parto, da surpresa que foi constatar que amamentar era doloroso, de não sentir uma avalanche de amor ao ver a minha bebé pela primeira vez, de recuperar rapidamente da cesariana, para nomear as mais marcantes.

Foi igualmente um choque a sensação de fragilidade ao ter de esperar que o efeito da anestesia passasse e eu me pudesse mover e segurar a minha filhota nos braços.

Nos primeiros dias não conseguia deixar de olhar para aquele pedaço de gente e passados todos estes anos (10) ainda me emociono com a força da ligação que se estabelece entre uma mãe e os seus filhos. Ligação essa que é alimentada pelo amor, cuidado, atenção e convívio entre ambos. Aprendemos a amar os nossos filhos e esse amor é aprofundado com o passar dos anos. Ainda me surpreendo com a capacidade de os amar mais a cada dia que passa. O amor multiplica-se pelo número de filhos e é como sempre ouvi dizer, infinito.

Aprendi que o instinto maternal (automático) não existe, que não nos tornamos mães ao dar à luz, mas sim ao cuidarmos do nosso bebé e de investirmos nele o nosso tempo, amor e dedicação.

Dos 3 partos, o primeiro foi o mais marcante, pois nos restantes 2 já sabia ao que ia. A experiência tem a enorme vantagem de nos propiciar um maior à vontade com as tarefas que nos esperam, apesar de cada bebé ser diferente dos demais. A experiência permite-nos usufruir mais da maternidade pois que a grande maioria das dúvidas iniciais desaparecem e sentimo-nos confortáveis na pele de mães. As dúvidas diminuem consideravelmente e sentimo-nos confortáveis nesse papel de mãe, tem sido essa a minha experiência.

Não me consigo imaginar sem as minhas filhas, não consigo imaginar a pessoa que eu seria sem elas, pois grande parte do que sou hoje é resultado da nossa jornada em conjunto. E é também por elas que procuro me tornar melhor a cada dia, pois só poderei ser melhor mãe se for melhor mulher.

Sei que a minha tarefa como mãe está facilitada devido ao fato de ter tido (e ainda ter) uma mãe que me soube transmitir amor, segurança, independência e princípios basilares que me permitem encarar os desafios da vida com tranquilidade.

Daria a minha vida pelas minhas filhas sem pestanejar e por elas serei capaz de lutar até as minhas últimas forças pois sei que sem elas serei incompleta.

Como mãe tenho um único desejo, ver as minhas meninas se tornarem mulheres de bem e realizadas na vida.

Todos os dias agradeço a bênção que me foi concedida, ter e amar sem limites as minhas três meninas, e todos os dias peço que não me faltem forças para ser a mãe que elas precisam.

Dodu na nhos, Pikinina, Muna e Nunuca (Gabriela, Érica e Elaine).

 

Praia, abril de 2022

Poema originalmente escrito pela autora em abril de 2003.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Adénis Carvalho Silva

Adénis Carvalho Silva

"Filha, mãe, esposa, advogada. Amiga dos seus amigos. Leal, honesta e direta. Uma apaixonada por música, livros e pela escrita. Amante de uma boa conversa e de aprender coisas novas. Em permanente busca de novos desafios."

Outros artigos

Deixe um comentário

Follow Us