Descubra como ter um estilo de vida mais sustentável

Descubra como ter um estilo de vida mais sustentável

Devido ao esgotamento de recursos do planeta, bem como à incapacidade de renovação dos mesmos, procurar seguir um estilo de vida sustentável é cada vez mais uma obrigação.

Foi o Relatório Brundtland, realizado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, que começou a associar um estilo de vida à sustentabilidade. O documento dita que o “desenvolvimento sustentável é aquele que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”.

No entanto, o nosso estilo de vida tem acarretado fortes consequências negativas sobre o meio-ambiente, devido a fatores como os níveis de poluição da água e do ar produzidos, exploração excessiva de recursos naturais e a contaminação do solo, o que resulta na perda de biodiversidade.

Todos estes elementos tornam a mudança para um estilo de vida devidamente sustentável cada vez mais necessária, com o objetivo de fazermos o máximo possível para mudar o “caminho” que percorre o Planeta Terra.

Ao início, a mudança para novos e mais sustentáveis hábitos pode parecer difícil, dada a existência de uma rotina que faz parte da nossa vida desde cedo, pelo que deve procurar investir num processo composto por pequenas e progressivas etapas de alteração dos seus hábitos.

O que pode fazer para ser mais sustentável?
A mais pequena decisão pode ter um impacto positivo na sustentabilidade do planeta, sendo que, para começar a adotar uma rotina mais amiga do ambiente pode iniciar o processo através de pequenos (mas importantes) passos.

Nas compras

Comece, por exemplo, por ter em atenção a pegada ambiental das suas compras, procurando ter em conta fatores como os métodos de fabrico, o embalamento e, claro, a necessidade do produto que está prestes a escolher. Se optar por adquirir o produto, procure comprar a versão mais sustentável do artigo!

Em casa

Os hábitos que tem em casa também fazem a diferença, pelo que realizar uma gestão inteligente de recursos, como a eletricidade ou a água, é sempre uma ótima maneira de começar um caminho mais sustentável.

Desligar dispositivos eletrónicos enquanto os mesmos não estão a ser utilizados, escolher uma iluminação mais eficiente, através de luzes LED, realizar uma gestão mais cuidada do aquecimento da sua habitação e poupar água são alguns dos passos mais simples, mas eficazes, para a promoção de um estilo de vida sustentável.

Apostar em processos biológicos como compostagem, isto é, reutilizar matéria orgânica, transformando-a num fertilizante natural, é também uma ótima maneira de oferecer sustentabilidade à sua rotina.

A maneira como limpa a casa, os utensílios de cozinha ou até o carro também tem impacto no meio ambiente. Evitar detergentes convencionais, apostar em cargas completas na máquina de lavar a roupa, lavar o seu automóvel a seco e varrer em vez de lavar são opções viáveis para promover um estilo de vida sustentável.

Reduzir, reutilizar e reciclar é também um passo importante na procura por uma dia a dia sustentável, pelo que deve tentar, sempre que possível, dividir o lixo, reciclando materiais como plásticos ou papéis, ou reutilizar vários objetos, como garrafas de vidro vazias ou tampas de garrafa, de modo a reduzir o consumo de produtos nocivos para o ambiente.

Na alimentação

Os nossos hábitos alimentares também têm “uma palavrinha” a dizer quanto ao nosso nível de sustentabilidade, sendo sempre uma opção sensata a de direcionarmos um pouco da nossa atenção para a nossa comida e como a mesma é confecionada e até produzida.

Em primeiro lugar, certificar-se de que não desperdiça comida é um ótimo passo para uma vida mais amiga do ambiente. Procure adquirir apenas aquilo de que precisa e recorrer às sobras daquilo que utilizou, como talos ou cascas, para fazer outros pratos, como sopas.

Investir em determinados métodos e técnicas de cozinha também pode ajudar o ambiente, como, por exemplo, o recurso a panelas de pressão, que diminuem o tempo de cozimento e, consequentemente, a energia gasta. Pode também optar por, sempre que possível, colocar a tampa na panela enquanto estiver a cozinhar.

Se quiser ir mais longe, pode cultivar os seus próprios alimentos, oferecendo, desta forma, a garantia de que está a consumir produtos orgânicos, de qualidade e sustentáveis.

Em momentos mais curtos do dia, como a hora do café, também pode fazer a diferença. Tente eliminar o consumo de café através de cápsulas, ou procure-as em metal reutilizável.

Por último, reduza a quantidade de carne que consome, oferecendo assim, não só uma maior sustentabilidade à sua rotina, como também hábitos alimentares mais saudáveis ao seu dia a dia!

Na rua

Em último lugar, deve ter em atenção os hábitos que adota na rua, nomeadamente em locais com maior contacto com a natureza. Evite deitar lixo no chão, como embrulhos ou beatas de cigarros, procurando sempre o caixote mais próximo!

O seu método de transporte também tem um forte impacto no ambiente. Aposte antes em reduzir o número de horas passadas no carro, trancando-as por tempo passado a andar a pé, de bicicleta ou de transportes públicos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook

Pode gostar também

Deixe um comentário