Pimentos: quais os benefícios para a saúde

Pimentos: quais os benefícios para a saúde

O pimento é um alimento não muito admirado por algumas pessoas, porém o mesmo contém uma lista extensa de atributos para a nossa saúde. Neste artigo descobre os benefícios dos pimentos, assim como algumas receitas caseiras para confecionares em casa.

Curiosidades sobre os pimentos

Nascidos da planta Capsicum annuum, os pimentos são formados principalmente por água, e por isso contêm um baixo valor energético (poucas calorias).

Este alimento é composto por quatro cores, como o verde, o vermelho, o tom de laranja e o amarelo. O vegetal apresenta um tom verde quando ainda não estão totalmente maduro, tendo assim um sabor mais amargo do que as outras variedades.

Já os pimentos vermelhos, amarelos e os de tom laranja, apresentam o processo de amadurecimento do vegetal finalizado, o que os leva a terem um sabor mais adocicado.

Vantagens

Este componente contêm vitaminas e minerais essenciais para a nossa saúde, como a vitamina C, que ajuda a reforçar a imunidade do corpo, e também o potássio que neutraliza o excesso de ácidos do nosso corpo, contribuindo assim para o aumento do PH do mesmo. Estes benefícios são encontrados nos pimentos de cor amarela.

Além disso, um dos benefícios dos pimentos é a vitamina A, que ajuda as mucosas a preservarem o seu bom estado, ajudando também na visão, na pele e no cabelo. O ácido fólico presente neste ingrediente, é importante para a divisão das células e para a formação de glóbulos vermelhos.

O pimento ajuda na prevenção de doenças como Alzheimer, doenças cardiovasculares, e pode fazer com que o foro ocular alterado com a idade seja devidamente protegido.

Como comprar?

Para saberes se estás a comprar os pimentos da maneira certa, deves escolher os mais rijos, os mais brilhantes, e os que não apresentem manchas ou indícios de podridão.

Como conservar?

Para conservar este ingrediente deves guarda-lo nas gavetas inferiores do teu frigorifíco, envolvendo o mesmo numa película plástica por mais de uma semana. O pimento também pode ser congelado inteiro, diminuindo assim a exposição ao ar, no qual evita degradar o seu sabor ou o seu conteúdo nutricional.

Como consumir?

Este alimento pode ser introduzido nas saladas, sem nenhum tipo de cozedura ou fritura, sendo também consumido de forma recheada, surgindo assim várias combinações de sabores exóticos.

Dicas de receitas

  • Pimentos recheados com queijo, bacon e muito mais
    Para esta receita precisas apenas de queijo, bacon, cenoura, arroz agulha cozido, cebola, alho, salsa e uma folha de louro. Com estes ingredientes consegues fazer uma refeição um pouco mais leve e com uma explosão de sabores surreal.
  • Rolo de carne com salada de pimentos

E que tal um rolo de carne, acompanhado de uma salada de pimentos?

Para esta receita adquire 200 gr de carne de vaca picada, 200 gr de carne de peru picada, 400 gr de carne de porco picada para a confecção do rolo de carne. E para a salada de pimentos separa um pimento verde, um pimento laranja e um pimento amarelo para serem cortados em tiras.

Doces caseiros de pimentos

Vai um doce de pimento? Sim, é verdade, a partir deste vegetal consegues também confeccionar uma compota caseira ou até mesmo um doce agridoce.

  • Doce agridoce
    Ideal para petiscar acompanhado de um queijo, de uma fatia de pão ou até mesmo de um folhado, o doce agridoce de pimentos leva um tempo total de 2 horas para ser preparado. Mas o blog “Cozinha a lá Carte” convida-te a confeccionar este doce explicando-te passo por passo desta receita.
  • Compota de pimento vermelho

Tudo começou quando o chef Miguel Mesquita fez uma demonstração para a pescanova de um prato de bacalhau, destacando-se a compota de pimentos na confecção do mesmo.

Desde então a Isabel Zibaia, também conhecida por Laranjinha, decidiu partir para esta aventura de vários sabores. Esta compota pode ser acompanhada por um pedaço de pão para um lanche saudável e diferente ou até mesmo por uma tábua de queijo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook

Deixe um comentário