Testosterona: Certos alimentos podem aumentar os seus níveis

A testosterona é importantíssima para o funcionamento regular do corpo, sendo que o consumo de determinados alimentos pode aumentar os níveis desta hormona.

Essencial na construção de músculo e crucial para a saúde dos ossos, a testosterona, que tem especial importância para os homens, contribui também para o seu bem-estar e funcionamento cognitivo.

De acordo com o “Daily Star”, quando os níveis de testosterona se encontram muito baixos pode ser prejudicial para a sua saúde, pelo que deve ter em conta a realização de uma dieta rica nesta hormona.

O jornal alerta ainda que estudos confirmam que homens que consomem mais alimentos processados tendem a ter níveis mais baixos de testosterona. Por sua vez, aqueles que recorrem frequentemente a alimentos como peixe, abacate, vegetais de folha verde e ovos conseguem alcançar níveis de produção desta hormona mais altos.

O peixe, devido à sua riqueza em ómega-3, ajuda a tornar mais eficazes as células de produção de testosterona, sendo que o Daily Star escreve que determinados estudos concluíram que este ácido gordo pode aumentar os níveis da hormona em homens.

O abacate, para além de conter um alto teor de magnésio, é rico em boro, um mineral que tem impacto no metabolismo da testosterona.

Por sua vez, os vegetais de folhas verdes, como a couve, o espinafre ou o agrião, evitam quedas nos níveis desta hormona, dados os níveis de magnésio presentes neste tipo de alimentos. O jornal cita ainda um estudo, realizado em 2011, que confirma que homens que consomem vegetais de folhas verdes podem aumentar os seus níveis de testosterona.

Os ovos contam, tal como o peixe, com a presença forte de ómega-3, mas aliado a várias proteínas e à vitamina D, que ajudam na produção de testosterona.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook

Pode gostar também

Deixe um comentário