Cabo Verde suspende processo de imunização com vacinas da AstraZeneca até novas informações

O presidente do conselho de administração da ERIS disse hoje que o processo de imunização com a vacina da AstraZeneca fica suspenso até novas informações avançadas pelas avaliações que estão a decorrer.

“A confiança nas vacinas é fundamental para nós e a análise de ligação entre os episódios de tromboembolismo com a vacina da AstraZeneca para covid-19 combina estatísticas e exames de casos individuais”, realçou, afirmando que do ponto de vista regulatório da ERIS as vacinas tanto da Pfizer como da AstraZeneca obedeceram a todos os requisitos de qualidade, segurança e eficácia antes da sua introdução no mercado.

Eduardo Tavares, que falava à imprensa para esclarecer esta decisão, avançou ainda que ambas as vacinas tiveram que submeter um dossiê composto por informações e documentação técnica para avaliação pelos especialistas da Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS).

 

Ainda aquele responsável, estatisticamente, os números de casos dectectados após vacinação apontam para um efeito muito raro, e do qual ainda nem se sabe a existência de uma relação causa/efeito com a vacina da AstraZeneca.

 

“Caso haja relação causa/efeito teremos a oportunidade de avaliar como reduzir o risco”, disse, informando que os resultados dos estudos, que estão a ser efectuados, serão apresentados quinta-feira à tarde pela agência europeia.

 

Enquanto isso, frisou que a ERIS vai estar atenta para, a nível nacional, tomar medidas necessárias para salvaguardar a segurança da população cabo-verdiana.

 

Apesar disso, reiterou, baseada numa avaliação científica adequada, a total confiança da ERIS na vacina da AstraZeneca contra a covid-19, sublinhado ainda, que em todos os países onde foi suspensa a vacinação foi por pura precaução.

 

Por motivos de precaução, o País vai começar a imunização da sua população contra a covid-19, iniciando, na sexta-feira, 19, pelo pessoal da saúde com as vacinas da Pfizer.

 

Inforpress/Fim

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest