Maio: Enapor interdita operações portuárias na rampa metálica do Porto Inglês devido ao mau tempo

A Enapor, através de um comunicado de imprensa, divulgado hoje, interdita operações portuárias na rampa metálica do Porto Inglês devido ao mau tempo e assegura estar a trabalhar para repor a normalidade das operações o quanto antes.

Segundo informações disponibilizadas à imprensa, a interdição é justificada devido ao registo, nos últimos dias, de ondulações anormais do quadrante sul de elevados períodos, em que se verificou alteração da dinâmica dos sedimentos costeiros na zona portuária do Porto Inglês, ilha do Maio, provocando acúmulo de sedimentos na zona onde se encontra a rampa metálica.

“Esta situação resultou na impossibilidade de utilização da referida rampa devido ao assoreamento, que pode chegar a valores superiores a 2 metros. As equipas técnicas da Enapor, Infraestruturas de Cabo Verde e MIOTH (Ministério das Infraestruturas, do Ordenamento do Território e   Habitação), enquanto gestora da obra, estão a trabalhar no sentido de garantir, o quanto antes, o restabelecimento da normalidade das operações na rampa metálica do Porto Inglês”, lê-se no comunicado.

Para isso, explica a Enapor na nota de imprensa, está a ser planeado, de imediato, o desassoreamento da área identificada, e posteriormente fazer uma averiguação técnica e detalhada da situação para evitar constrangimentos futuros.

Por forma a mitigar o impacto para a população da ilha do Maio, a Enapor acrescenta que vai assegurar o abastecimento da ilha até à retoma da normalidade.

Realça ainda que a comunidade portuária já tem em marcha um plano de contingência e que a CV Interilhas já alterou o seu modelo operacional, ressaltando que qualquer informação sobre o tema pode ser encontrada nas redes de comunicação da empresa Enapor (Portos de Cabo Verde).

Conclui, sublinhando que a Enapor é uma empresa que considera a segurança um imperativo do sector marítimo e portuário, pelo que consciente das suas responsabilidades reitera o seu firme compromisso em trabalhar para melhor servir o país.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest