Bantumen volta este ano a escolher as 100 personalidades negras influentes da Lusofonia

A revista online Bantumen volta este ano a escolher as 100 personalidades negras mais influentes da lusofonia, repetindo a iniciativa de 2021, disse hoje à agência Lusa Vanessa Sanches, fundadora daquela revista digital.

A partir de um universo de mais de 200 candidatos, entre artistas, académicos, desportistas, empreendedores e influenciadores digitais, será escolhida a “PowerList 100 Personalidades Mais Influentes da Lusofonia”.

Os nomes escolhidos são revelados no próximo dia 03 de dezembro numa cerimónia no São Luiz Teatro Municipal, em Lisboa e ainda em formato digital no portal dedicado à PowerList.

Os mais de 200 nomes considerados são cidadãos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

A lista final dos 100 homenageados foi apurada através de uma votação em que participaram 70 jornalistas e produtores de conteúdo das plataformas de comunicação parceiras dos PALOP e que contou com o contributo do Balai Cabo Verde, mas também da Rádio Cidade, de Cabo Verde, da Platina Line, de Angola, do Mundo Negro, do Brasil, NôBalur, da Guiné Bissau, Xonguila, de Moçambique, e da STP Digital, de São Tomé e Príncipe.

“Celebrar e dar visibilidade global ao percurso de excelência da comunidade afrodescendente, é o mote da iniciativa que se associa ao Dia Internacional dos Direitos Humanos para promover a igualdade, diversidade e inclusão, em que os nomeados têm em comum um sentido de representatividade e pertença entre a comunidade negra lusófona”, salientou Vanessa Sanches.

“Este projeto teve uma enorme adesão desde a sua primeira edição em 2021, que veio confirmar que era algo que fazia falta dentro da comunidade. É com enorme orgulho que lançamos agora a segunda edição que traz algumas novidades”, acrescenta.

Nesta segunda edição, a Djassi África e a Startup Portugal juntam-se à iniciativa para distinguir “três empreendedores notáveis de 2022”, disse Vanessa Sanches.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest