Lombo de porco com maçãs e molho de maçã verde

Lombo de porco com maçãs e molho de maçã verde

Uma receita perfeita para toda a família. O molho de maçã verde dá-lhe frescura e acidez. A receita é do nosso parceiro Clara de Sousa.

Ingredientes:

Lombo de porco

1 (cerca de 1500g)

Alho

4 Dentes

Sal grosso

2 Colheres de chá

Pimenta preta

A gosto

Azeite

2 Colheres de sopa

Maçãs pink lady ou alcobaça

4

Cebola grande

1

Manteiga

50g

Alecrim

2 Hastes

Sálvia

2 Hastes

Mel

50 ml

Molho de maçã verde:

Maçã verde

1

Raspa de limão

½ Colher de chá

Sumo de limão

1 Colher de sopa

Alho

1 Dente pequeno

Hortelã

1 Haste

Sálvia

1 Haste

Salsa

1 Haste

Alecrim

1 Haste pequena

Sal

q.b.

Azeite

100 ml

Confeção:

Pique o alho, junte sal e pimenta e esmague bem – use a faca ou o almofariz.

Limpe o lombo de peles, barre-o com a pasta de alho, e deixe descansar no mínimo durante meia hora, ou no frigorífico durante 24 horas.

Corte as maçãs pink lady em 4, descaroce mas mantenha a pele. Pode cortar em 8 gomos ou manter os 4.

Descasque a cebola e corte em 8 gomos.

Aqueça o azeite numa frigideira e doure o lombo de todos os lados, para selar bem a carne (cerca de 3 minutos por lado em lume forte). Retirar da frigideira e reservar.

Derreter a manteiga na mesma frigideira, juntar cebolas e maçãs, alecrim e sálvia e desligar o lume. Envolver tudo muito bem e regar com o mel.

Abrir espaço a meio, colocar lombo e levar a forno pré-aquecido a 180º C até que a temperatura interior da carne atinja 61º C (use um termómetro).

Enquanto a carne assa prepare o molho: descasque, descaroce e corte em pedaços a maçã verde.

Colocar pedaços no triturador, juntamente com a raspa e sumo de limão e o alho raspado sem o veio interior verde. Picar as folhas de hortelã, de sálvia, a salsa e o alecrim sem a haste central e adicionar, juntamente com sal e azeite. Triturar tudo muito bem. O resultado é um molho muito polposo. Se ficar demasiado denso, juntar um pouco de água.

Retirar lombo do forno quando atingir 61º C de temperatura interior e deixar descansar entre 5 a 10 minutos antes de cortar e servir, acompanhado pelo molho.

Notas:  

Na falta de uma frigideira suficientemente grande para acomodar as maçãs, pode selar a carne numa frigideira e finalizar todo o processo num tabuleiro de forno, transferindo as maçãs e cebola só depois de as ter salteado ligeiramente na frigideira para aproveitar todo o sabor deixado pela selagem da carne.

Se optar por acompanhar também com batatas assadas, deve aproveitar o forno e colocá-las antes da carne num tabuleiro à parte (batatas levam uma hora a assar, mais do que o tempo da carne).

Se tiver apenas maçãs como acompanhamento pode usar mais unidades.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Pode gostar também

Deixe um comentário

Follow Us