Organização espera cerca de cinco mil pessoas no Praia Food Fest

O evento gastronómico decorre na cidade da Praia desde o dia 22 de novembro e conta com a participação de mais de 18 estabelecimentos de restauração.

A abertura da primeira edição do festival gastronómico Praia Food Fest que decorre até o próximo sábado, 27, superou as expectativas da organização que espera cerca de cinco mil pessoas durante os 6 dias do evento.

“O arranque está a ser muito mais agradável do que aquilo que estávamos à espera, visto que se trata da primeira edição. Estamos extremamente contentes. O Sal a Gosto está a chegar à mente das pessoas e o Praia Food Fest acaba por ser um aquecimento”, diz António Adão da organização.

Segundo a mesma fonte, cerca de 18 restaurantes já estão presentes no Praia Food Fest e o evento está a agradar o público. “Todas as pessoas gostaram do primeiro dia e esperamos mais movimentação nos outros dias”.

“Todos os restaurantes tiveram um desafio que vai acontecer no Sal a Gosto, em que os restaurantes vão ter uma bafa em concurso. No Praia Food Fest pedimos aos restaurantes a transformarem um prato das suas especialidades em uma bafa com preço único”.

Para os restaurantes que estão presentes no evento gastronómico, o Praia Food Fest é uma iniciativa louvável que deve manter-se por mais tempo.

“Está a ser uma excelente iniciativa e estou contente com a organização. Estamos no segundo dia, vieram mais pessoas e esperamos que venham ainda mais. Acho que todos os restaurantes estão a fazer uma boa proposta criativa. Se fizerem mais edições do evento vai ser motivador”, diz César Pacheco do restaurante Secreto Ibérico, localizado no Palmarejo desde finais de 2013.

Para a brasileira Tatiane Freitas, que reside há cerca de 13 anos em Cabo Verde e que trabalha há cerca de um ano no ramo da restauração, o Praia Food Fest está a superar as expectativas.

“Estou contente em participar na primeira edição. A abertura foi um sucesso. Está a ser muito bom, as pessoas aderiram e estou contente”, diz a proprietária do Food Truck Espaço 24.

A restauração foi uma das áreas mais afectadas com a pandemia da covid-19. Questionados sobre como foi sobreviver durante este período, ambos os empresários dizem que foi complicado apesar de terem sobrevivido em boa parte através do delivery (serviço de entregas).

“Foi difícil. Tivemos que apostar no delivery, mas não compensava a estrutura que temos. Tenho cerca de 18 trabalhadores. A retoma está a ser boa e o público está a aderir (…) A nível turístico espero que as outras ilhas retomem aos poucos. Com fé em Deus vamos levar o negócio à frente”, salienta César Pacheco.

“Após quase dois anos parados, principalmente para os comerciantes e os empresários da área da restauração que sentiram na pele, o Praia Food Fest foi uma excelente iniciativa. Estamos a abrir as portas para a retoma da economia em Cabo Verde”, diz Tatiane Freitas.

Os visitantes deram nota positiva, principalmente, ao ambiente seguro e às bafas degustadas.

“Acho que é uma boa iniciativa. Comi um arroz de pato no restaurante Gamboa e gostei. O evento está bem organizado”, diz Zuzu Pereira.

Manuela Pereira também mostrou-se contente com a retoma à normalidade. “Depois de estarmos tanto tempo parados devido à pandemia é bom ter uma abertura assim. Dá para distrair um pouco. Já experimentei alguns pratos e a comida está boa. Sinto-me segura e o ambiente está agradável. É uma iniciativa que deve continuar”.

De férias em Cabo Verde, a cabo-verdiana Rossana Lima, que reside em Portugal, diz que já estava com saudades da gastronomia do país. “A verdade é que a Diáspora cabo-verdiana tem saudade da nossa comida e da convivência com os cabo-verdianos. A minha prima trouxe-me para o Praia Food Fest e estou a gostar muito. A comida está boa. Sinto-me bem na minha terra”, diz com um sorriso.

A primeira edição do Praia Food Fest está orçada em 2.500 contos e decorre até o dia 27, sábado, no Largo Amílcar Cabral.

AO e CM

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Pode gostar também

Deixe um comentário