Pão de trigo Sarraceno – Sem glúten

Além de ser isento de glúten o trigo sarraceno é conhecido por ser antioxidante, anti-inflamatório e anticancerígeno.Anote esta receita do nosso parceiro Crohnicando.

Descobri no trigo sarraceno um excelente aliado para de uma dieta sem glúten. Para além de servir para preparar pão, bolos e papas, o grão é excelente para incrementar saladas e sopas.

Ingredientes:

Fermento de pão sem glúten

2 Colheres de chá

Água morna à 37º

2 Colheres de sopa

Mel

1 Colher de sopa

Trigo sarraceno

250g

Sal

1 Colher de chá

Linhaça picados grosseiramente

2 Colheres de sopa

Psyllium husk em pó

1 Colher de sopa bem cheia

Sementes de sésamo

1 Colher de sopa

Sementes de girassol e abóbora

A gosto

Ovo

1

Água com gás

300 ml

Preparação:

Dissolver o fermento na água morna com o mel e deixar descansar 10 min até formar bolhas na superfície.

Misturar a farinha de trigo sarraceno, o sal, as sementes de girassol, abóbora, linhaça, o psyllium e as sementes de sésamo.

Adicionar o ovo, o fermento e a água nos ingredientes secos e mexer com uma colher de pau.

Forrar com papel vegetal uma forma retangular e colocar a mistura. Deixar levedar por 30 min num local morno ou até aumente de volume.

Decorar com algumas semente de girassol e abóbora e levar ao forno pré-aquecido a 180º durante 40 min. Pode-se usar a técnica do palito para certificar a cozedura. Depois de cozido deixar arrefecer mais ou menos 15 min na forma antes de cortar.

Este pão conserva-se muito bem no frigorífico até por mais de uma semana e pode ser congelado também. Para consumir basta retirar do frio e colocar numa torradeira para voltar a sentir o cheirinho delicioso.

Dá para consumir com manteiga, azeite (particularmente gosto assim), com queijo de cabra, com doces e com patês. Até dá para acompanhar com ovos mexidos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

Follow Us