Bolo húmido de castanha e chocolate

Bolo húmido de castanha e chocolate

Não há palavras que consigam descrever totalmente a textura e o sabor deste bolo de castanha e chocolate, sem glúten, com pouco açúcar. A receita é da nossa parceira Clara de Sousa.

Ingredientes para fazer o creme doce de castanha:

Miolo de castanha (ligeiramente cozida)

500g

Leite

600 ml

Açúcar

40g

Extrato de baunilha

3 Colheres de chá

Sal

Pitada

 

Ingredientes para o bolo:

Creme doce de castanha

500g

Chocolate negro (70%)

100g

Manteiga sem sal

125g

Ovos

4

Açúcar

100g

Sal

Pitada

Confeção:

Faça o creme doce de castanha:

Se usar castanhas frescas faça um golpe em cada uma e coza em água fervente durante 8 minutos, o tempo suficiente para retirar a casca com facilidade, sem amolecer o miolo da castanha.

Dispense este processo se usar castanha congelada.

Dilua o açúcar no leite e leve ao lume. Junte as castanhas já sem pele e quando levantar fervura reduza o lume e cozinhe durante 20 minutos, mexendo muito pontualmente.

Triture as castanhas cozidas no processador com o extrato de baunilha e um pouco de sal e vá juntando o leite até ter uma consistência densa, como se fosse para barrar. Se necessário acrescente mais um pouco de leite frio. Deixe arrefecer.

Faça o bolo:

Parta o chocolate em pedaços e derreta-o com a manteiga, em banho-maria. Transfira para uma taça e deixe arrefecer. Quando estiver à temperatura ambiente envolva as gemas e 500 g de creme doce de castanha.

Noutra taça, bata as claras em castelo com uma pitada de sal. Perto do fim, junte o açúcar pouco a pouco, para conseguir um merengue firme. Envolva as claras delicada e faseadamente ao preparado de chocolate.

Forre a base de uma forma de mola com fundo amovível com papel vegetal e unte toda a forma.

Verta a massa do bolo e coza em forno ventilado pré-aquecido a 180ºC durante 30 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer dentro da forma. O bolo vai descolar-se das paredes da forma.

Depois de frio transfira para um prato de bolo e polvilhe com açúcar em pó (opcional).

Notas:

pode usar miolo de castanha congelada

este bolo é muito húmido e mantém-se fresco durante vários dias

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest